Estreando na App Store: Files App, InstaRectangle e Toy Story: Smash It!

Todo sábado, escolhemos três aplicativos ou jogos recém-lançados na App Store.

Confira a seleção quentinha de hoje! 😉


Ícone de App Files para iOSFiles App

US$ 1 | 29,8 MB | requer o iOS 5.0 ou superior.
Universal, compatível com iPads e iPhones/iPods touch.
Prós: rápido, útil e bonito.
Contras: apenas em inglês.

Badge / botão grande - Disponível na App Store

Uma das vantagens (senão a única) que vejo no sistema operacional Android é a praticidade no gerenciamento e troca de arquivos — ou em outras palavras, usar o celular como um pendrive. Tarefas como copiar, mover, colar, duplicar, compartilhar e renomear são simples coisas que não dá pra fazer nativamente no iOS e a Apple já deixou claro que não vai abrir o sistema de arquivos, então só nos resta aderir a aplicativos nesse processo.

Recentemente tenho procurado um meio para organizar e conciliar os anexos baixados de emails, documentos para revisar, imagens para editar, entre outros. Alguns apps têm uma interface muito bonita e bem desenhada mas com poucas funções, já em outros ocorre exatamente o contrário: funções demais e design de menos. Para nossa surpresa, estreou na App Store um título que junta beleza e eficiência.

Da mesma desenvolvedora dos ótimos aplicativos iTranslate Voice e Languages, a Sonico Mobile traz mais um app obrigatório para os que prezam pela organização dos dados no iGadget.

Conheça o Files App:

Files App - Apesentação

Numa interface bacana, o usuário pode organizar tudo o que desejar em pastas e quantas subpastas desejar, num método à la iOS: arraste e solte um arquivo em cima de outro para criar uma pasta e toque no nome para mudá-lo. Na primeira inicialização, o gerenciador de arquivos mostra uma pequena introdução de como adicionar arquivos e, ao clicar em “Add sample files”, arquivos de amostra são adicionados na tela inicial, como pastas de fotos, músicas e um arquivo de ajuda, além de um vídeo, o qual você confere abaixo.

Como enviar arquivos pro Files App?

De um computador, é bem simples: se não houver uma rede Wi-Fi, plugue a USB e transfira os arquivos via iTunes, organizando-os depois pelo aplicativo; se o Mac/PC estiverem numa mesma rede Wi-Fi, mesmo que não haja internet, basta clicar no botão de “+”, escolher “Mac or PC” e digitar o endereço de IP mostrado no navegador do seu computador. Este último é muito mais prático e mantém a experiência do usuário, com a mesma interface, mas você tem que deixar o app aberto pra manter a conexão ativa.

A segurança também é um ponto forte. A transferência de arquivos via Wi-Fi não utiliza nenhum cliente FTP como outros apps adotam, além disso o Files App suporta uma senha de quatro dígitos para manter todos seus arquivos a salvo de olhares curiosos.

Se você não dispõe de um computador perto e precisa de uma “nuvem”, o organizador permite a conexão com os serviços Google Drive, Dropbox e Box. Embora eu experimentei uma dificuldade com o serviço de armazenamento do Google, a sincronização com eles também é incrível.

Abre qualquer coisa?

Os formatos de visualização são os seguintes:

  • Documentos: .pdf, .doc, .docx, .xls, .xlsx, .ppt, .pptx, .pages, .numbers, .keynote;
  • Fotos: .jpg, .png, .gif, .tiff, .bmp, .ico, .cur, .xbm;
  • Vídeos: .mov, .mp4, .mpv, .3gp, .avi, .m4v;
  • Música: .mp3, .aac, .m4a, .ima4, .caf, .wav, .aif, .aifc, .aa;
  • Extras: .zip, .txt, .rtf, .csv, .html;
  • Além de 20 formatos de códigos-fonte.

Files App no iPhone 4S

Que código é aquele, ali? 😉

O player de música e vídeo é um pouco fraco sem qualquer coisa interessante, apenas para visualização e, é claro, não substitui o tocador nativo do iOS. Mas o visualizador de documentos é excepcionalmente prático, e ouso dizer que o leitor de PDF é mais rápido que o próprio iBooks.

O Files App é o gerenciador de arquivos que faltava no sistema da Maçã. Ele foi contruído para ser rápido até em dispositivos antigos, como no primeiro iPad. Cada rolagem ou deslize de dedo foi otimizada para ser suave.

[via Cult of Mac]


Ícone de InstaRectangle para iOSInstaRectangle

Grátis | 9,6 MB | requer o iOS 5.0 ou superior.
Compatível com iPhones e iPods touch.
Prós: ótimo editor.
Contras: “mais um” editor.

Badge / botão grande - Disponível na App Store

Todos sabem que o Instagram nos força a cortar a foto em um quadrado, até mostramos recentemente uma dica de como inseri-las sem cortá-las, mas se você achou o método um pouco complicado ou demorado, apresento-lhe o aplicativo InstaRectangle, que faz isso e um pouco mais. Digo, muito mais.

Screenshot do InstaRectangleScreenshot do InstaRectangle

Além não cortar a foto, você pode escolher um fundo branco ou preto. Depois, é possível melhorar a foto alterando o brilho, contraste, saturação e adicionar efeitos, bordas, adesivos, textos, etc. Toda a edição é por conta da suíte de ferramentas da Aviary, que fornece o SDK gratuitamente a desenvolvedores de várias plataformas. Por este motivo, o desenvolvedor Marcel Schmitz informa que o aplicativo ficará grátis para sempre.

Aos que gostam de postar a foto sem cortes, com todos os detalhes — ou adicionar alguns —, não pode perder este app.

[dica do Reinaldo Versuri]


Ícone de Real Racing 3 para iOSToy Story: Smash It!

US$ 1 | 47,8MB | requer o iOS 4.3 ou superior.
Universal, compatível com iPads e iPhones/iPods touch.
Prós: viciante, ótimos gráficos, inovador.
Contras: muito difícil conseguir três estrelas.

Badge / botão grande - Disponível na App Store

Curte Angry Birds? Agora imagine os porcos verdes e os pássaros selvagens num ambiente em 3D! Esta é a proposta do novo jogo da Disney, Toy Story: Smash It!

Screenshot do jogo Toy Story: Smash It!

O objetivo é derrubar todos os inimigos das plataformas, usando a menor quantidade possível de bolas. Juntando isso aos pontos obtidos você tem o desafio de conseguir as três estrelas de cada fase, e olha que vai ficando cada vez mais difícil!

Inicialmente, são 60 divertidos lugares para jogar. Os cinco primeiros possuem um alvo marcando aonde você precisa atirar, o que ajuda muito até se acostumar com todo o ambiente.

Screenshot do jogo Toy Story: Smash It!

É um passatempo garantido para toda a família e o game já está nos Top 10 da App Store de 33 países, incluindo Brasil e Estados Unidos. Você não vai perder, né?

·   ·   ·

Até o próximo sábado!

Posts relacionados

Comentários