Bloomberg afirma que Apple lançará “iWatch” ainda em 2013 [atualizado 2x]

Conceito de "iWatch"

A bola da vez no mundo de rumores da Apple é o “iWatch” — nome este fictício, para um suposto relógio inteligente dela. Muito tem se falado nele e a Blommberg é um dos grandes veículos que vira e mexe traz informações sobre o assunto.

Conceito de "iWatch"

Um dos muitos conceitos de “iWatch”.

Ela já disse, por exemplo, que mais de 100 designers da Maçã estariam trabalhando no projeto, mas hoje foi um pouco além e trouxe mais notícias que, se forem mesmo quentes, provarão que Tim Cook não falou que a Apple está trabalhando em produtos de novas categorias da boca pra fora, apenas para tentar acalmar a queda das ações.

De acordo com Peter Burrows e Olga Kharif, a Apple lançará um “iWatch” ainda em 2013 — como sempre, as informações viriam de pessoas anônimas por dentro dos planos da empresa. “Prova disso” é que ela já registrou cerca de 80 patentes que abordam o termo wrist (pulso).

Outra informação nova que a matéria trouxe aborda o suposto interesse de Jony Ive (chefão de design da Apple) em relógios. Além de ter muitos modelos bacanas (topo-de-linha de diversas fabricantes), Ive e sua equipe teriam visitado diversas fábricas de relógios e encomendado muitos modelos esportivos fabricados pela Nike na década de 2000, afirmou Scott Wilson (ex-diretor criativo da Nike e criador da TikTok + LunaTik, uma pulseira para ser utilizada com o iPod nano de sexta geração).

O problema dessa história toda é que a Corning (fabricantes de vidros resistentes e parceira da Apple) desenvolveu um vidro curvo bem bacana (o Willow Glass) que tem tudo para ser usado pela Maçã se ela realmente lançar um “iWatch”, mas ele só estará disponível no mercado daqui a mais ou menos três anos, tempo necessário para que a Corning converse com os parceiros e os ensine tudo sobre sua tecnologia.

Contudo, diferentemente do que alguns sites falaram, a Apple não precisa da Corning para lançar o “iWatch” neste ano — caso seja essa a vontade da empresa, é claro. Isso porque, em meados de 2012, Han Sang-beom (CEO da LG Display e que também é parceira da Apple) disse que a produção de telas flexíveis da LG começaria até o fim de 2013, com a produção em massa agendada para o início de 2014 — o que bate mais ou menos com o cronograma sugerido pela Bloomberg.

Nada, absolutamente nada disso é garantido, mas faz parte do jogo de rumores juntar as informações que estão vagando por aí a fim de tentar montar o quebra-cabeça. Sabemos que a Apple só entra num mercado quando tem algo realmente concreto, bacana, diferente para oferecer. Hoje, ninguém sabe se Ive e sua equipe conseguiram desenvolver um relógio assim.

A verdade é que muitos desses rumores são alimentados por analistas cujos pensamentos são baseados em números. No caso do “iWatch”, por exemplo, Anand Srinivasan (analista da Bloomberg Industries) disse que o mercado de relógios movimentará US$60 bilhões em 2013 e que, apesar de ser um número menor que o de TVs — outro suposto mercado que a Apple poderá entrar em breve —, a margem de lucro desse tipo de dispositivo é de 60%, quatro vezes maior que a de televisores (algo alinhado com a estratégia da Maçã).

É claro que a Apple visa o lucro e não lançará um produto para perder dinheiro, mas não podemos pegar apenas esse índice (potencial do mercado) e tirá-lo como verdade para definir se a empresa entrará ou não em um determinado segmento. Se fosse assim, a Apple seria uma Samsung, uma GE ou uma Ericsson da vida, que atuam nas mais diversas áreas.

[via 9to5Mac, MacRumors, Patently Apple]

Atualização

O The Verge também trouxe novas informações sobre o “iWatch”. Segundo eles, diferentemente do iPod nano de sexta geração, o suposto relógio da Apple rodará uma versão completa do iOS, o que estaria causando problemas de bateria — ela quer atingir uma meta de 4-5 dias de bateria, mas o atual protótipo estaria aguentando bem menos que isso (alguns poucos dias, no máximo).

Além disso, para que a integração com iPads e iPhones/iPods touch seja perfeita, a Apple também precisará fazer algumas mudanças no iOS deles.

Atualização II

Eis os modelos de relógio da Nike que Ive solicitou.

Posts relacionados

Comentários