Hoje mais cedo falamos da matéria da Bloomberg a qual, entre outras coisas, comentou que Jony Ive (vice-presidente sênior de design industrial da Apple) encomendou alguns relógios esportivos da Nike para que sua equipe os estudasse — não custa lembrar que a Nike é parceira da Apple no projeto Nike + iPod
O Business Insider entrou em contato com Scott Wilson, ex-diretor criativo da Nike que contou a história, para saber que relógios foram esses. Eis a resposta de Wilson [tradução livre nossa]:
Bem, ele [Ive] não comprou. Nós apenas demos a eles como brindes, já que também são designers. Ele e outros do grupo de design pediram e nós enviamos um monte de braceletes Nike Presto Digital e relógios de alumínio da série Oregon Alti-Compass. Fiquei lisonjeado com o pedido deles. Pensei que eram apenas pedidos pessoais, mas o cara de materiais deles nos fez várias perguntas sobre materiais e processos. Isso mexeu com a pesquisa deles sobre fabricação de relógios durante o período já documentado em histórias anteriores. Eles definitivamente se inspiram em técnicas industriais e de fabricação de relógios em seus produtos, desde o primeiro iPhone. Interessante que ele possam completar o círculo em algum momento com o iWatch.
Esses designs da Nike são de 2002-2004.
Abaixo, o bracelete Nike Presto Digital:
Agora, o Oregon Alti-Compass:
De fato, no vídeo de apresentação do iPhone 5, muitos falaram que o processo de fabricação se assemelha um pouco com o de uma joia ou, nesse caso, de um relógio.
Outro ponto que podemos perceber é que não existe mágica: por mais talentoso e fora de série que Ive seja, ele e sua equipe precisam entender o que/como empresas já estabelecidas, líderes de um determinado segmento, fazem para alcançar o sucesso. O interessante nisso tudo é saber que isso não necessariamente termina em cópia, como no caso de outras companhias…