O melhor pedaço da Maçã.

Além de processadores para Macs, Intel poderá fabricar também chips utilizados em iGadgets

Intel

Hoje em dia, mesmo com todas os embates travados entre Apple e Samsung nos tribunais mundo afora, é a sul-coreana quem ainda fabrica alguns dos componentes mais importantes de iPads, iPhones e iPods touch como, por exemplo, os processadores da família “A” (A5, A5X, A6, A6X, etc.). Como sabemos, a Maçã luta para conseguir atender à demanda por seus produtos e não deve ser fácil arrumar parceiras grandes, competentes e com capacidade de produção como a da Samsung, para enfim poder abandonar a rival nessa área.

Publicidade

Aos poucos isso está acontecendo e, conforme falamos aqui no site, a Apple já trocou a concorrente por algumas outras fornecedoras. Contudo, no segmento de processadores, parece que a coisa é mais complicada. Existem rumores de que a TSMC, ou até mesmo a Intel substituirá a Samsung, e é exatamente sobre isso que vamos falar agora.

Intel

De acordo com a Reuters, uma das metas do futuro CEO da Intel é fechar um acordo com a Apple e as conversas para isso já estariam acontecendo. Não, isso não quer dizer que a Maçã abandonará a atual arquitetura ARM e utilizará a x86. A Intel “apenas” fabricaria os processadores da Apple como uma outra fornecedora qualquer — ou seja, a firma de Cupertino continuaria projetando seus próprios chips, como faz hoje.

Publicidade

Como disse, não deve ser fácil para a Apple trocar a Samsung por outra parceira. São milhões e milhões de iGadgets vendidos todos os anos e quem assumir esse papel tem que garantir 100% a entrega dos componentes, caso contrário, “no iPhone for you!” 😛

Se tem uma empresa com estrutura — e dinheiro para possíveis investimentos necessários — é a Intel. A produção de chips para terceiros já faz parte do dia-a-dia da empresa — ela recentemente fechou um acordo com a Altera exatamente para isso — e, com a baixa nas vendas de PCs, suas fábricas não estão operando a todo vapor. Um contrato desses com a Apple seria muito importante para dar um novo gás.

A parte negativa disso tudo, para a Intel, é que a oportunidade de negociar com a Apple a adoção de seus próprios chips (x86) em iGadgets diminui bastante — hoje, a arquitetura ARM ainda está bem à frente no que diz respeito a eficiência energética/poder de processamento em aparelhos móveis. Claro, ela poderia começar a produzir os chips ARM da Apple e, aos poucos, tentar convencê-la de que sua tecnologia é melhor, mas convenhamos que o momento para se fazer isso é agora, enquanto a Apple procura uma nova parceira para a produção de seus chips e está disposta a escutar o que os possíveis candidatos têm a oferecer.

Publicidade

A verdade é que a Intel está perdendo feio no segmento mobile e não há nada mostrando que isso vá mudar a curto/médio prazo. Produzir chips de terceiros pode não ser a melhor coisa do mundo para ela, mas produzir chips da maior fabricante de tablets do planeta e uma das maiores fabricantes de smartphones é algo completamente diferente. As cifras envolvidas em algo desse porte são enormes e, de quebra, um acordo desses “resolveria” os problemas de ambas.

[via The Verge]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Famoso cliente de email para Windows, Incredimail ganha nova versão para iPads

Próx. Post

Brasileiros criam excelente simulador de chutes para iOS, com gráficos tridimensionais incríveis

Posts Relacionados