Será que o iPhone 5S virá à prova d’água?

Liquipel num iPhone

por Leonardo Copello [@LeoCopello]

Toda vez que se aproxima a chegada de um novo iPhone, os sites são bombardeados de rumores e um dos que sempre atrai muita a atenção é a possibilidade de impermeabilizá-lo, deixando-o, então, à prova d’água.

Em minha jornada durante o Mobile World Congress em Barcelona, na semana passada, tive a oportunidade de testar o produto da empresa americana Liquipel — que recentemente chegou à sua versão 2.0.

Liquipel num iPhone

Baseado em nano tecnologia, o Liquipel permite que dispositivos eletrônicos (incluindo aí o seu iPad ou iPhone) possuam características hidrofóbicas (que repele líquidos) — simples, assim! Pode jogar água, leite, refrigerante ou cerveja no aparelho, que nada, mais nada mesmo adere. A tecnologia utilizada no processo de aplicação do Liquipel 2.0 garante fazer uma nano-cobertura nos componentes externos e internos do dispositivo, oferecendo resistência à exposição de líquidos.

De forma bem resumida, o processo — que leva cerca de 30-40 minutos para ser concluído, em média — acontece da seguinte forma:

  1. Coloca-se o dispositivo em um ambiente a vácuo (ausente de qualquer matéria);
  2. Aplica-se uma nano-cobertura em forma de gás e líquido com propriedades hidrofóbicas;
  3. Retorna o dispositivo à pressão atmosférica (1atm).

Nas palavras do fundador da Liquipel, Kevin Bacon: “Duas grandes revoluções no mercado de proteção de eletrônicos é o shock resistant e o water resistant, e este o Liquipel 2.0 cumpre o que promete.”

Para testar o prometido, resolvi gravar este vídeo e durante a gravação jogar o iPhone dentro de uma vasilha com água. Como vocês podem ver, ele continuou funcionando intacto. Ao retirá-lo da água, o líquido é repelido e escorre facilmente. Aprovado!

Atenção: não tentem fazer isso em casa. 😛 A menos que já tenham o Liquipel, é claro.

Agora imagine as possibilidades se o novo iPhone e até mesmo os EarPods já vierem prontos para se molhar!

Enquanto a Apple não oferece isso de fábrica em seus produtos, aplicar o Liquipel 2.0 no iPhone 5 custa a partir de US$60, mais taxas de envio.

·   ·   ·

Leonardo Copello é cofundador do uTouchLabs e foi correspondente oficial do MacMagazine no Mobile World Congress 2013.

Posts relacionados

Comentários