O melhor pedaço da Maçã.

Devido às restrições impostas pela Apple, Mozilla não tem planos de lançar uma versão do Firefox para iOS

Mozilla na SXSW 2013

No finalzinho de agosto do ano passado, a Mozilla retirou da App Store o aplicativo Firefox Home. Devido às restrições da Apple, essa tinha sido a solução encontrada por ela para marcar presença no mundo iOS, oferecendo simplesmente sincronização de dados de navegação — porém a coisa não vingou.

Publicidade

Mozilla na SXSW 2013

Se alguém tinha esperanças de ver um Firefox completo chegando para iPads e iPhones/iPods touch, é bom tirar o cavalinho da chuva. Num painel realizado sábado, durante o evento South by Southwest Interactive (SXSW) 2013, o vice-presidente da Mozilla, Jay Sullivan, deixou claro que a posição de antes da fundação continua a mesma.

A menos que a Apple mude algo em suas restrições no iOS SDK (permitindo que browsers rodem seus próprios engines independentes, em vez do nativo WebKit utilizado pelo Safari, pelo próprio Google Chrome e em breve também pela Opera), o navegador Firefox não será lançado na App Store.

Publicidade

Mas a pergunta que fica é: quantos ficarão de fato decepcionados com isso? 😛

No meu entendimento, a Apple tem grandes motivos para não permitir o que a Mozilla deseja dentro do SDK do seu sistema operacional móvel. O que eu acho que ela deva sim mudar, e espero que isso venha já no iOS 7, é permitir que usuários definam um browser padrão diferente do Safari. Já seria menos um motivo para as pessoas fazerem jailbreak em seus aparelhos.

[via CNET]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Segurança no mundo Apple: cursos, livros e certificações

Próx. Post

↪ Dica de leitura: designer propõe uma série de melhorias interessantes para o Mobile Safari

Posts Relacionados