Aparentemente, mudança de design promovida por Jony Ive já pode ser vista em apps da Apple

Antiga interface do app Podcast

Em outubro passado, Tim Cook promoveu uma grande mudança na Apple, demitindo a dupla Scott Forstall + John Browett e promovendo mudanças internas as quais melhoram a colaboração entre diversas áreas da empresa. Numa delas, Jony Ive (até então vice-presidente sênior de design industrial) assumiu também a responsabilidade pelas diretrizes de interfaces humanas. No papel tudo lindo, mas será que a mudança vai ser mesmo positiva?

Um artigo de hoje do WSJ fala justamente sobre isso. De acordo com eles, Ive já promoveu algumas mudanças que justamente beneficiam essa colaboração de diferentes áreas. Antes, ninguém da parte de software sabia ou conhecia informações a respeito dos protótipos e futuros hardwares da empresa. Hoje, porém, as coisas estão mudando. Greg Christie, executivo que comanda a equipe de interfaces humanas — e que provavelmente responde diretamente a Ive —, está por dentro dos planos de hardware da empresa. A mudança é grande, já que as equipes agora podem desenvolver as interfaces de software para um determinado produto conhecendo pelo menos algumas informações sobre ele.

Além disso, segundo algumas pessoas com contato direito dentro da Apple, Ive está trabalhando em um design mais limpo para a próxima versão dos sistemas operacionais da empresa. Mas parece que não é preciso conhecer alguém dentro da companhia para afirmar isso, já que hoje mesmo a atualização do aplicativo Podcasts trouxe essas mudanças — um design mais simples e limpo.

Antiga interface do app PodcastNova interface do app Podcast

Antiga interface à esquerda; nova, à direita.

Será que já estamos vendo a influência de Ive? Eu aposto que sim. Mas a grande pergunta aqui é: será que o iOS 7 e o OS X 10.9 receberão esse tratamento visual dele? Houve tempo suficiente para isso, ou teremos que esperar o iOS 8 e o OS X 10.10 (ou, quem sabe, o OS XI) para vermos um design mais Ive e menos Forstall?

[via 9to5Mac]

Posts relacionados

Comentários