O melhor pedaço da Maçã.

Melhore seus hábitos de trabalho no Mac com o app Balance

Balance, aplicativo para macOS

Quem já trabalhou de casa sabe como pode ser difícil separar o tempo de expediente do horário de descanso. Isso acontece, entre outros motivos, pois acabamos perdendo todo aquele ritual de deixar o local de trabalho e se dirigir de volta para os nossos lares — grande responsável por dizer ao nosso cérebro que a hora de relaxar chegou.

Publicidade

Felizmente, existem aplicativos no mercado que buscam ajudar o usuário justamente no resgate desse ritual, melhorando sua qualidade de vida. Esse é o caso do Balance, um time tracker para macOS que abre mão de uma abordagem mais automatizada — muito comum entre apps de bem-estar mental — em favor de algo mais manual, permitindo que o usuário “bata o ponto” mesmo longe dos escritórios.

Em vez de simplesmente jogar uma série de números na cara do usuário (como o tempo gasto em cada app, por exemplo), o Balance exibe dados mais gerais sobre a forma como a pessoa usa o seu Mac, dando-lhe a chance de ajustar seus hábitos de uma forma mais clara e objetiva. É possível conferir coisas como a duração de cada sessão de trabalho, o tempo de descanso médio e muito mais.

Esses dados, entretanto, não são coletados de forma automática. Para que eles possam ser registrados com sucesso, o usuário deve sempre indicar dentro do aplicativo quando começou ou terminou de trabalhar, além de pausar o rastreio durante as sessões de descanso. A ideia aqui é justamente gerar uma separação mais clara na cabeça da pessoa entre o horário de trabalho e o de descanso.

Publicidade

O desenvolvedor do Balance, Alexander Sandberg, ressaltou a importância desse tipo de delimitação em uma resposta ao TechCrunch:

Escolhi um sistema de cronometragem manual para o Balance porque acredito que ajuda a criar um “ritual” para entrar e sair do trabalho. […] Por exemplo, já ouvi falar de pessoas que vão dar uma caminhada no início e no final do dia de trabalho, mesmo que o escritório seja em casa. Isso é para ajudar a mente e o corpo a diferenciar entre vida e trabalho.

Apesar dessa abordagem mais manual, o Balance envia alertas para caso você esqueça de iniciar o rastreio após cinco minutos de trabalho. Além disso, por padrão, ele também lembra o usuário de dar uma pausa a cada 60 minutos — algo que pode ser facilmente personalizado nos ajustes do app.

O app também conta com um timer em um de seus menus que utiliza a técnica Pomodoro (25 minutos de trabalho intercalados com 5 minutos de descanso) para melhorar a produtividade do usuário — o que também pode bastante útil para estudantes. É possível ainda conferir informações rápidas como a duração da sessão atual e o tempo desde o último descanso direto da barra de menus do Mac.

O Balance é gratuito e pode ser baixado na Mac App Store para máquinas equipadas com o macOS 12.3 ou superior. Há também uma versão “Pro” com novas opções de rastreio e uma ferramenta para exportar os dados do app para outros serviços por R$14 mensais ou R$140 anuais.


Ícone do app Balance: Mindful time tracking
Balance: Mindful time tracking de Alexander Sandberg
Compatível com Macs
Versão 1.8 (4.9 MB)
Requer o macOS 12.3 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple é processada por viés racial no oxímetro do Apple Watch

Próx. Post

Octane X chega a iPads com chips M1 e M2

Posts Relacionados