O melhor pedaço da Maçã.

Seu Apple ID é valioso, então cuidado com onde você compra iTunes Gift Cards

Apple ID - Apresentação

Quando você compra um dispositivo da Maçã, uma das primeiras coisas que é preciso configurar é o seu Apple ID, o identificador que reunirá seus contatos, lembretes, dados de aplicativos, músicas, pontuações do Game Center, compras e muito mais. Até hoje não podemos unificar os Apple IDs, portanto há quem use mais de uma para finalidades diferentes — como uma para compartilhamento familiar e outra para o iCloud.

Publicidade

Apple ID - Apresentação

Mas hoje vamos discutir sobre o que utilizamos na [Mac] App Store, ou seja, para comprar e baixar qualquer conteúdo da loja.

Atualmente a forma de pagamento aceita na App Store do Brasil é somente cartão de crédito internacional, algo que não está disponível a todos, que acabam recorrendo aos famosos iTunes Gift Cards (cartões-presente, pré-pagos), existentes apenas na loja americana. O problema é que, oficialmente, eles não são vendidos no Brasil e o “jeitinho brasileiro” é comprar de outros sites que *revendem* os cartões — por um precinho a mais, é claro. 😛

iTunes Gift Cards

Aqui deve começar a sua atenção: de quem comprar. Imagino que todos vocês, leitores do MacMagazine, são atenciosos ao olhar a reputação do vendedor (no nosso Fórum, no MercadoLivre ou em qualquer outro lugar), porém vá mais longe. Busque o nome do vendedor (ou da loja) em sites de reclamação, como o Reclame Aqui, pergunte a amigos e conhecidos, ou ainda melhor, peça indicações de compras realizadas com sucesso.

Publicidade

O preço é outro ponto tão importante quanto a qualificação da loja ou do vendedor. Tudo bem que o Gift Card é do vendedor e ele vende pelo preço que quiser, mas desconfie se houver muitas unidades sendo vendidas por valores suspeitos. Um exemplo que já vi pela web: cartões de US$20 sendo vendidos a R$32. Entenda por que isso é suspeito e o que pode acontecer, abaixo.

Publicidade

Situação *hipotética*: você compra o Gift Card de um vendedor, que comprou de um fornecedor por um preço muito baixo e que, sem querer querendo, utilizou um cartão “emprestado”. No final das contas a fatura é contestada pelo titular, por não reconhecer a compra. Isso tudo chega para a Apple da seguinte forma: quando uma compra não é reconhecida pelo dono do cartão dela, imediatamente a Apple suspende a conta que resgatou o código “rejeitado”. Isso mesmo, SUSPENDE.

Mensagem "Your Apple ID has been disabled" no iPhone 5

Sim, ela pode fazer isso. Você não deve se lembrar, ou muito provavelmente não leu, mas ao criar um Apple ID dos Estados Unidos você concorda com os Termos de Uso da App Store, o qual diz, em um trecho específico:

Publicidade

A Apple reserva-se o direito de fechar contas e solicitar formas alternativas de pagamento, se um vale presente, cartão iTunes, código de conteúdo, ou subsídio é obtido fraudulentamente ou utilizado no Serviço.

Calma, meu amigo, a dor de cabeça está apenas começando. Com a conta desabilitada você fica impossibilitado de comprar ou baixar aplicativos (inclusive os gratuitos), fazer download dos seus itens já comprados e atualizá-los. Todavia, você ainda poderá sincronizá-los e utilizar a versão instalada que foi transferida antes de ter a conta suspensa.

É claro, você pode tentar resolver o problema entrando em contato com o suporte da Apple. Se for a primeira vez que isso aconteceu e se você tiver comprado apenas um Gift Card, eles poderão reativar a sua conta, ainda que zerando os seus créditos.

Caso contrário, se você comprou, resgatou e utilizou vários códigos — e aqui eu, tristemente, me incluo — vai ter a paciência testada, pois 38(!) emails que enviei não foram suficientes para descobrir qual código gerou o bloqueio ou tentar ter a conta reativada. É preciso resolver isso legalmente telefonando para o departamento de pequenas causas da Apple. Eu não tive a sorte de me atenderem ou retornarem minhas mensagens. Em outras palavras, perdi minha conta.

·   ·   ·

Este é um artigo de desabafo, de algo que me ocorreu ano passado, mas também um alerta para que todos saibam o que pode acontecer com suas preciosas contas. É uma medida dura, mas depois do ocorrido não há muito o que fazer. Portanto, tenham sempre cuidado com o lugar que você compra seus iTunes Gift Cards. Não vamos recomendar nenhum site de compra de créditos, mas você pode pedir a um amigo que esteja nos EUA para trazer (ou enviar o código) pra você. É mais barato e totalmente seguro.

Seu Apple ID vale mais do que você imagina. Diria que até mais que o próprio iGadget, dependendo do quanto você já investiu no ecossistema da Maçã.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Rumor: próximo iPhone deverá vir com câmera de 12 megapixels e tirar melhores fotos noturnas

Próx. Post

↪ iTunes Store brasileira traz conteúdo exclusivo do novo filme “Meu Pé de Laranja Lima”

Posts Relacionados