Conheça o utilitário PhoneClean, o “CCleaner para iGadgets”

Imagem do PhoneClean

Imagem do PhoneCleanSe você conhece ou usa o CCleaner, famoso utilitário de limpeza do sistema para Windows e, mais recentemente, para Mac, já tem uma ideia do que o PhoneClean se trata. Apesar do nome, este aplicativo funciona não só com o iPhones, mas também com iPads e iPods touch.

Basicamente, seu objetivo é limpar o aparelho daqueles arquivos temporários que se tornaram permanentes e liberar preciosos megabytes — ou até gigabytes — de espaço.

Tela inicial do PhoneClean

Seu funcionamento é simples: após baixar e instalar o programa (disponível para Windows e Mac), conecte seu aparelho ao computador (caso o iTunes abra automaticamente feche-o, só por precaução) e execute o PhoneClean. Veja na imagem abaixo que ele faz quatro tipos de limpeza.

Seleção de arquivos para limpeza

São elas:

  • Arquivos temporários;
  • Arquivos de cache e offline;
  • Arquivos de script e coockies;
  • Arquivos de mídia incompletos.

Marque ou desmarque o que você deseja que ele limpe e clique em Start Scan. Já aviso que não é um processo rápido, especialmente se seu aparelho tiver muitos apps instalados. Após varrer o iGadget, você ainda pode ver em detalhes cada uma das opções antes de mandá-lo executar a limpeza.

Confira:

Visão detalhada: aplicativos, quantidade de arquivos e tamanho ocupado

Este é o vídeo-tutorial oficial do PhoneClean, com mais detalhes:

Eu já o utilizei no meu iPad 2, em um iPad de primeira geração e em iPhones de familiares; não tive problemas em nenhum um deles. Baixe já sua cópia aqui — e o melhor: ele é totalmente gratuito.

[dica do Samir Jr.]

Posts relacionados

Comentários