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AirMac, “Morning Wars”… veja casos em que a Apple não conseguiu registrar suas marcas

Na semana passada, surgiram informações de que a Apple poderá ter que mudar o nome do Vision Pro (seu headset de realidade mista) na China — isto é, quando a companhia estiver pronta para comercializar o produto por lá.

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Isso é possível uma vez que a Huawei registrou a marca “Vision Pro” no país asiático bem antes da Apple, em maio de 2019, de modo que a gigante chinesa possui a exclusividade de uso da marca pelo menos até o fim de 2031.

No entanto, esse não é o único (potencial) caso em que a companhia teria que alterar nomes de produtos devido a situações envolvendo registro de marcas. Como foi pauta no último episódio do MacMagazine no Ar, já existiram outras situações parecidas ao longo da história da Maçã — e duas delas foram recordadas pelo leitor William Max.

AirMac

A finada linha de roteadores AirPort foi muito popular nos anos em que era comercializada, mas ela não tinha esse nome ao redor do mundo: no Japão, a Maçã precisou alterar para AirMac, justamente por não conseguir registrar a marca principal no país.

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Os registros da nomenclatura “alternativa” são diversos e incluem páginas de suporte e de especificações no Japão — nas quais são promovidas as marcas AirMac Time Capsule, AirMac Extreme e AirMac Express.

Vale notar que a marca AirPort foi adquirida no Japão pela empresa I-O Data para comercialização da sua linha de roteadores portáteis — ou seja, a mesma categoria dos produtos vendidos pela Maçã, até então.

“Morning Wars”

É comum que filmes/séries tenham nomes diferentes ao redor do mundo devido às várias traduções, de acordo com a disponibilidade de determinado conteúdo em um país. No entanto, há situações em que as produções são distribuídas mundialmente com o nome original — mas esse não é caso da série “The Morning Show”, do Apple TV+.

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Na Austrália, a série estrelada por Jennifer Aniston e Reese Witherspoon é chamada “Morning Wars” — o que, convenhamos, também é um nome bastante apropriado para a produção. 😅

O motivo para a mudança não poderia ser diferente: já existe, desde 2007, um talk show matutino transmitido pela Seven Network na Austrália chamado The Morning Show, o que impossibilitou o uso do nome pela Maçã na sua produção original.


Existem, ainda, outras situações em que marcas da Maçã correram (ou ainda correm) risco de serem alteradas por brigas de registros.

No Brasil, inclusive, a marca iPhone vem sendo disputada pela Apple e pela Gradiente — e, a depender do resultado da votação do Supremo Tribunal Federal sobre o caso, pode ser que a gigante de Cupertino tenha que tomar alguma medida para continuar usando sua marca de smartphones.

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