O melhor pedaço da Maçã.

Windows no Mac? Só depende da Microsoft, segundo executivo da Apple

Craig Federighi abrindo o MacBook Air com M1

O round de entrevistas com executivos da Apple, pelo visto, ainda não terminou. Agora foi a vez do Ars Technica de bater um papo com Craig Federighi (chefe de software), Johny Srouji (chefe de hardware) e Greg Joswiak (chefe de marketing).

Publicidade

Obviamente, não há como temas não se repetirem nesse mar de entrevistas que estamos acompanhando nos últimos dias, mas acaba que uma ou outra inédita surge. E foi exatamente o que aconteceu quando Federighi falou um pouco sobre o Windows no Mac.

Como sabemos, os novos Macs com chip M1 não suportam o sistema operacional da Microsoft e não contam com o Boot Camp, utilitário que possibilita instalar e rodar facilmente o Windows em Macs com processadores da Intel.

Federighi na verdade jogou o “problema” para o colo da Microsoft, dizendo que depende apenas da empresa para termos o Windows em Macs com Apple Silicon. De acordo com ele, as máquinas são perfeitamente capazes de rodar a versão ARM do Windows — que, por sua vez, oferece suporte a aplicativos da arquitetura x86 (Intel).

Publicidade

A questão, segundo o executivo, é entender se a Microsoft quer licenciar tal sistema para usuários de Macs — o licenciamento atual da Microsoft não permite que a versão ARM do Windows 10 seja usada pela Apple, já que o uso do sistema só é permitido quando ele vem pré-instalado numa máquina; paralelamente, a Microsoft ainda não se manifestou sobre essa possibilidade.

Ele também sugeriu que, num futuro não muito distante, o Windows poderia rodar até mesmo na nuvem — destacando também que o CrossOver já consegue rodar aplicativos para Windows x86 em Macs M1, emulados pelo Rosetta 2.

Vale notar que o Parallels Desktop não vai ficar de fora da festa e está trabalhando para levar o seu virtualizador aos Macs com chip M1, então é só questão de tempo até termos múltiplas formas de fazer isso.

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mural MM, edição CLIV

Próx. Post

Apple atualiza Assistente de Migração do Windows pro Big Sur

Posts Relacionados