O melhor pedaço da Maçã.

Apple Teacher ganha nova atividade focada em acessibilidade

Apple Teacher - professora com aluna

O programa educacional Apple Teacher ganhou recentemente uma nova atividade que busca estimular as habilidades de programação e prototipagem dos alunos — desta vez, com um foco maior em acessibilidade e inclusão.

Publicidade

A novidade, intitulada “Atividade Design de app inclusivo”, faz parte da Semana da Educação em Ciência da Computação e é indicada para estudantes do 4º até o 9º ano do Ensino Fundamental. Para realizá-la, tantos professores quanto alunos terão acesso ao Diário de design de apps [PDF] e ao Livro de exercícios de design de apps [PDF] como apoio.

A atividade é dividida em cinco etapas, sendo a primeira delas a de “Introdução”. Nela, o professor pode encontrar um briefing do que deve ser efeito, incentivando seus alunos a pensarem aspectos centrais sobre acessibilidade e inclusão, bem como sobre a importância de promover esses conceitos durante o design de apps.

As duas etapas seguintes são a de “Troca de ideias” e “Planejamento”. Na primeira, os alunos são convidados a realizar uma espécie de brainstorming em grupo para escolher um tópico em comum sobre acessibilidade de grande importância para a turma. Na segunda, os estudantes devem discutir como exatamente um app pode se adaptar para solucionar o problema do item destacado.

Publicidade

Feito isso, é hora de efetivamente por a mão na massa e desenvolver um protótipo do app em questão. Os alunos devem produzir de uma a três telas que exemplifiquem como o aplicativo funcionará e como cumprirá alguns requisitos. Uma vez que a atividade for concluída, a turma é convidada a compartilhar seu trabalho com a Apple por meio da hashtag #EveryoneCanCode e com o perfil @AppleEDU, no Twitter.

Tanto a descrição da atividade como os materiais de apoio estão disponíveis para acesso nessa página.

Parceria com a Boys & Girls Club nos Estados Unidos

Outra novidade relacionada à Semana da Educação em Ciência da Computação, anunciada hoje pela Maçã, foi a sua parceria com a organização Boys & Girls Club of America — a qual busca democratizar aulas de programação em Swift para mais dez regiões dos EUA.

Publicidade

Entre as localidades contempladas, estão: Atlanta, Austin, Carolina do Norte e Vale do Silício. Atualmente, a Boys & Girls Club já dá aulas em parceria com Apple em escolas de cidades como Nova Jersey e Chicago.

Para tornar a expansão possível, a Apple doou cerca de 2.500 iPads e Macs para a organização. Lisa Jackson, vice-presidente de iniciativas ambientais, políticas e sociais da companhia, comentou a parceria:

Na Apple, acreditamos que a educação é um caminho para a equidade e que todos os estudantes devem ter a oportunidade de explorar e desenvolver suas habilidades de programação para o futuro.

A Semana da Educação em Ciência da Computação teve o seu início nesta segunda-feira (6/12) e se estenderá por seis dias, até o próximo domingo (12/12).

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WhatsApp já permite ativar mensagens temporárias por padrão

Próx. Post

Oferta: Apple Watch Series 7 (GPS + Cellular de 41mm) com 31% de desconto

Posts Relacionados