Pesquisa da Consumer Reports sobre suporte técnico para computadores coloca a Apple mais uma vez no topo

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A recente pesquisa da Consumer Reports com seus leitores, que aborda o suporte de fabricantes para computadores, colocou a Apple lá em cima. E não foi só isso: além de ser a #1 entre as fabricantes — algo que se repete ano após ano [1, 2, 3] —, a Maçã conseguiu uma pontuação ainda melhor que a conquistada em 2012.

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Os dados da pesquisa são fechados para assinantes, mas a Macworld conseguiu algumas informações. Para começar, a Apple ficou bem à frente de Lenovo, ASUS, Dell, Toshiba, Hewlett-Packard/Compaq e Acer/Gateway/eMachines. Para termos uma ideia da distância entre elas, a Maçã ficou com uma nota 86/100 (com uma classificação “muito satisfeito”), enquanto a Lenovo marcou 63/100 (“razoavelmente satisfeito”).

Quando o assunto é resolução de problemas dos leitores da CR, a firma de Cupertino conseguiu alcançar uma taxa de 82%. A Dell, segunda colocada, conseguiu resolver “apenas” 61% dos problemas que surgiram.

A Apple também foi a única fabricante que se deu bem no suporte por telefone e online. Enquanto ela conseguiu uma nota alta (não especificada), as concorrentes registraram notas bem baixas nesses quesitos. O Genius Bar, área de suporte dentro das Apple Retail Stores, também conseguiu uma nota muito boa (88% de problemas resolvidos) enquanto as soluções similares ficaram com uma média de 70% de aprovação.

Os dados são de janeiro de 2013 e cobrem o suporte técnico de desktops e notebooks durante os últimos 12 meses que antecederam a pesquisa.

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