Crackers investem em ataques de “phishing” para roubar Apple IDs de usuários

Gráfico da Trend Micro sobre ataques phishing ligados a Apple

Segundo a Trend Micro, empresa especializada em segurança, crackers estão investindo em ataques de phishing para roubar Apple IDs de usuários.

Gráfico da Trend Micro sobre ataques

Gráfico da Trend Micro sobre ataques de phishing ligados à Apple.

De acordo com um levantamento feito por eles, 110 sites — todos hospedados no endereço de IP 70.86.13.17, que está registrado em um provedor na área de Houston — foram comprometidos e continuam oferecendo perigo a visitantes. A técnica mais comum utilizada pelos mal-intencionados é aquele velho truque de enviar mensagens (spams) afirmando que a conta do usuário será cancelada a menos que as informações sejam confirmadas. Com isso, usuários desinformados são redirecionados a um desses sites e acabam se dando mal, é claro.

Página do Apple ID

As dicas para fugir disso são as mesmas de sempre: desconfie desses emails que pedem confirmações de dados; confira sempre os links enviados no email, passando o mouse em cima dele (Mac/PC) ou pressionando o link por alguns segundos para enxergar a URL (iGadgets); verifique se o site em questão possui algum selo de segurança, como esse da imagem acima; e habilite o recurso de segurança chamado verificação em duas etapas, caso ele esteja disponível para você.

Ah, e o mais importante de tudo: tenha sempre bom senso. 😉

[via The Next Web]

Posts relacionados

Comentários