Próximos chips gráficos integrados da Intel trarão até o triplo de desempenho

Performance dos gráficos da Intel

Se você tem/teve um Mac equipado com Core 2 Duo ou processadores anteriores, provavelmente sofreu com os gráficos integrados da Intel. Desempenho gráfico nunca foi o forte dela e tudo estava bem ruim antes da chegada da linha Ivy Bridge, a qual conta com chips gráficos integrados HD 4000.

Mas com a futura geração de processadores (Haswell), a Intel pretende mudar isso de uma vez por todas.

Performance dos gráficos da Intel

Ela disponibilizará dois diferentes gráficos integrados: um que acompanhará processadores para ultrabooks (Iris Graphics 5100) e outro para notebooks e desktops mais parrudos (Iris Pro Graphics 5200). De acordo com a Intel, o desempenho do Iris Graphics 5100 será o dobro do atual encontrado em ultrabooks, enquanto que para o Iris Pro Graphics 5200, o triplo! Ambos contam com suporte a OpenCL, DirectX 11.1, OpenGL 4.1, três displays simultâneos e resolução 4K (3840×2160 pixels). Isso quer dizer que, caso a Apple queira, a tela Retina poderá se espalhar para todas as linhas de Macs, chegando ao MacBook Air, ao iMac e ao Thunderbolt Display.

Levando em conta os novos gráficos e os planos da Intel para uma autonomia de bateria de 24 horas com esses processadores Haswell, essa futura geração de de chips — e de Macs — promete!

[via Gizmodo]

Posts relacionados