Apple implementa recurso de segurança “verificação em dois passos” para IDs brasileiros [atualizado]

Verificação em dois passos

Em 21 de março passado a Apple implementou o recurso de segurança “verificação em duas etapas”. A função é ótima pois, além de uma senha tradicional, exige também que o usuário digite um código de quatro números — o qual é enviado pela Apple para o iGadget da pessoa — ao tentar se logar na página “Meu ID Apple” (appleid.apple.com), comprar um conteúdo nas lojas da empresa (App Store, iTunes Store e iBookstore) através de um novo dispositivo ou entrar em contato com o suporte da Apple.

Assim, mesmo com uma senha “fraca”, o usuário ganha uma camada extra de proteção contra crackers.

Antes, ele estava disponível apenas para Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Irlanda e Nova Zelândia. Hoje, porém, a Apple implementou o recurso em diversos novos países. O Brasil é um deles mas, de acordo com o 9to5Mac, a lista inclui também Canadá, México, Holanda, Rússia, Áustria, Bélgica, Polônia, Argentina, Paquistão, entre outros.

Verificação em dois passos

Ativar o recurso é simples. Visite a página “Meu ID Apple”, selecione “Gerenciar seu ID Apple” e inicie a sessão. Depois, selecione “Senha e Segurança” e responda as perguntas de segurança. Após isso, clique em “Verificação de duas etapas”, selecione “Introdução” e siga as instruções na tela.

Verificação em dois passos

Verificação em dois passos

Verificação em dois passos

Verificação em dois passos

Verificação em dois passos

Como a própria Apple explica neste artigo de suporte — ainda não atualizado refletindo o suporte a contas brasileiras —, ao configurar a verificação de duas etapas você registra um ou mais dispositivos confiáveis. Este é um que você controla e que pode receber os tais códigos de verificação (de quatro dígitos).

Verificação em dois passos

Para isso, existem duas opções: via SMS ou notificações do app Buscar Meu iPhone.


Ícone do app Buscar Meu iPhone

Buscar Meu iPhone

de Apple

Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 4.0 (10.6 MB)
Requer o iOS 8.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Verificação em dois passos

Verificação em dois passos

Por enquanto, a opcão de receber o código via SMS está indisponível para o Brasil — em breve isso deve mudar, esperamos.

Verificação em dois passos

É importante se atentar para um detalhe. Ao configurar a verificação em duas etapas, você receberá uma chave de recuperação com 14 dígitos. Você deverá imprimir esse código ou, se for uma pessoa totalmente digital, mantê-lo em um lugar seguro (na sua máquina ou em algum serviço na nuvem).

Verificação em dois passos

Verificação em dois passos

Ela será usada para obter novamente acesso à sua conta caso você perca o acesso aos dispositivos (os seus confiáveis, que estão com o Buscar Meu iPhone instalado) ou esqueça a sua senha.

Caso você perca essa chave de recuperação, é possível criar outra. Basta entrar novamente na página Meu ID Apple e ir em Gerenciar seu ID Apple » Senha e Segurança » Chave de Recuperação, selecionando então a opção “Substituir chave perdida”.

Verificação em dois passos

O legal é que, após a ativação do recurso de verificação em duas etapas, não é necessário criar ou se lembrar da chatas perguntas de segurança. Sua identidade é verificada exclusivamente pela senha, os códigos de verificação enviados para os dispositivos confiáveis e a chave de recuperação.

Caso você tenha mais dúvidas sobre o recurso (como ativá-lo, desativá-lo, o que acontece se você perder os seus dispositivos confiáveis, entre outras coisas), não deixe de visitar o artigo de suporte da Apple. 😉

Atualização · 20/02/2014 às 13:05

Muito provavelmente por não disponibilizar a verificação do dispositivo via SMS aqui no Brasil, a Apple retirou a opção de verificação em duas etapas de Apple IDs brasileiros.

Posts relacionados

Comentários