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Ferramenta da Adobe ajudará pessoas a identificarem imagens falsificadas

Diminuindo o poder das fake news, um passo de cada vez
Futuros recursos do Photoshop para iPad

A divulgação generalizada de fake news é um dos grandes problemas da internet contemporânea, e a questão expande-se também para o mundo das imagens: às vezes, a notícia falsa em questão nem precisa ser uma notícia — basta uma imagem falsificada com uma legenda irreal para fazer um estrago enorme na sociedade.

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Pensando nisso, a Adobe anunciou no ano passado a Content Authenticity Initiative (Iniciativa de Autenticidade de Conteúdo, ou CAI). Agora, a ideia se transformará em um recurso real: de acordo com a WIRED, a Adobe atualizará o Photoshop até o fim deste ano com uma ferramenta que permita aos profissionais “marcar” suas imagens, de forma a evitar que elas sejam manipuladas ou utilizadas para espalhar desinformação.

Mais especificamente, a ferramenta permitirá que profissionais das imagens adicionem tags criptografadas, (supostamente) indissociáveis dos arquivos, em que sejam exibidas algumas informações sobre as fotos em questão — o autor, a data da imagem, a localização, o contexto em que a foto foi tirada, os editores que passaram por ela, as edições realizadas e quaisquer outras informações importantes para julgar a sua veracidade.

A ideia da Adobe é que, eventualmente, o mundo “adote” as CAIs como forma de verificar se uma imagem é real ou não. Um exemplo claro é em meio a casos de calamidade pública, onde agências de notícias recebem imagens do público geral aos borbotões; com as CAIs, as agências poderão rapidamente conferir a veracidade da fotografia, e potencialmente desconfiarão caso uma imagem não venha com a CAI embutida.

Posteriormente, o grande público também receberia ferramentas para checar as CAIs e a (possível) autenticidade das fotos que recebe e compartilha. Com isso, as pessoas teriam uma forma mais fácil de se blindar contra a desinformação nas mídias sociais — como uma foto antiga atribuída a um evento recente, ou uma imagem do outro lado do mundo sendo ligada a um episódio ocorrido aqui no Brasil, por exemplo.

A iniciativa da Adobe já tem parceiros, como o Twitter e o New York Times, desde o ano passado; agora, a gigante dos softwares adicionará suporte aos CAIs no Behance, sua sua rede social de portfólios. O Photoshop, por sua vez, ganhará a ferramenta para adicionar as tags de autenticidade ainda este ano, em fase prévia.

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É um primeiro passo, claro — para que uma ideia como essa funcione de fato, ela tem que se tornar uma espécie de “padrão” na sociedade. De qualquer forma, só a ideia em si já é muito boa. Concordam?

via Engadget

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