Se você não é desenvolvedor, *não* instale versões beta do iOS 7

Ícone do iOS 7

Só o título do post resume tudo o que quero dizer — e que já comentamos no último MacMagazine no Ar —, mas vou tentar detalhar ao máximo os motivos e alertas aos interessados e curiosos em instalar versões beta do iOS.

Qualquer um pode instalar o iOS 7 beta?

Não. Muita gente tem perguntado como fazer a instalação. Acontece que a maioria não vê ou simplesmente ignora o selo “beta”, indicando que o sistema não está finalizado, e acham que já é uma versão liberada pela Apple. Resultado: tentam instalar de todas as formas e no final reclamam que o novo sistema está horrível — isso quando são gentis.

Então aqui fica o primeiro esclarecimento: a Maçã libera o sistema beta para que *desenvolvedores* testem seus aplicativos, adaptando-os aos novos recursos, APIs e tudo o que for preciso alterar. Se não é o seu caso, espere a versão oficial. 🙂

iOS 7 Logo

Um amigo, tio ou parente instalou e não é desenvolvedor…

A fim de controlar o uso indevido, os dispositivos precisam ter seus UDIDs (um identificador único de cada iGadget) registrados em uma conta de desenvolvedor para instalar versões beta, do contrário o sistema não será ativado. Dica: não tente burlar isso.

Do iOS Dev Center, com grifo nosso:

Esta versão [beta] do iOS é destinada apenas para instalação em dispositivos de desenvolvimento [de apps] registrados no Programa de Desenvolvimento da Apple. A tentativa de instalar esta versão do iOS de forma não autorizada pode colocar seu dispositivo em um estado inutilizável, o que pode exigir reparos fora da garantia.

O parágrafo acima é para aqueles que, por qualquer que seja a razão, conseguiram instalar o iOS 7 beta em dispositivos não registrados oficialmente ou que compraram “uma vaga” para seu UDID com algum desenvolvedor oportunista. E digo mais, se a Apple descobrir esse meio alternativo ela cancelará não só a conta do desenvolvedor, como também bloqueará os dispositivos registrados.

Ser um desenvolvedor para iOS custa US$100 por ano e você tem direito a registrar 100 dispositivos, mas use sua conta com cuidado!

Então vou assinar a conta para poder baixar o iOS 7 beta!

Se você pode e quer ser um desenvolvedor, ótimo. Mas se o motivo for apenas para a finalidade de fazer o download do sistema beta, não recomendo. Então, caso os motivos legais acima não forem suficientes para lhe convencerem do contrário, aqui vão mais alguns que observei na última semana.

O iOS 7 ainda não pode ser julgado/analisado com base na primeira versão disponibilizada, pois ainda é beta e está cheia de erros e correções necessárias. Porém, para terem uma noção, coloquei abaixo o rendimento da bateria com algumas horas de uso intenso, comparando com o iOS 6, no mesmo iPhone 5 com os mesmos aplicativos:

Rendimento da bateria no iOS 7Rendimento da bateria no iOS 6

iOS 7 à esquerda com 4% de bateria e 2 horas de uso/espera. | iOS 6 à direita com 44% de bateria e 10 horas em espera.

Outra razão para não instalar: travamentos. Naturalmente toda versão inicial está cheia de erros e, sinceramente, perdi a conta de quantas vezes tive que reiniciar o aparelho para que eu conseguisse postar uma foto, por exemplo. Tudo isso porque os apps ainda não estão adaptados às novas funcionalidades.

Atenção: o número de bugs é realmente grande e a lista ocuparia um artigo inteiro, mas os erros devem ser informados à Apple através do serviço Bug Reporter, sem julgamentos precipitados.

Por último, mas não menos importante, se você instalar o iOS 7, pode até voltar para o iOS 6 enquanto esta for a última versão oficial, mas você não pode recuperar seu backup. Pois, de acordo com esse artigo oficial, o iOS “não suporta a restauração de um backup a partir de uma versão mais recente do iOS para um dispositivo usando uma versão mais antiga do iOS”.

·   ·   ·

A intenção deste artigo é alertar os que acham que o iOS 7 já é uma versão final e pública. De acordo com o gráfico que postamos essa semana, a média para o iOS sair da fase beta é de 100 dias, então eu apostaria numa liberação no dia 20 de setembro. Claro, isto é só um chute. 😛

Enquanto isso, deleite-se com nossas screenshots do novo sistema: 12, 3, 4, 5 e 6. Ou visite a página oficial do iOS 7. 😛

Posts relacionados