Instagram ganha suporte a vídeos; desagrada a muitos, mas pode matar Vine e Mobli

Instagram 4.0 com vídeo

Confirmando rumores recentes, o Facebook anunciou hoje num evento especial a 4ª versão do Instagram (iOS e Android), com uma única (e grande) novidade: suporte a vídeos de até 15 segundos.

Instagram 4.0 com vídeoInstagram 4.0 com vídeo

Um app similar ao Instagram que estava fazendo muito sucesso principalmente por causa disso era o Mobli. Outro que poderá ser muito afetado com a novidade é o Vine, do Twitter, o qual é limitado a apenas 6 segundos por vídeo.

A gravação de vídeos no Instagram é bem similar à do Vine: você acessa a interface de vídeos pelo próprio botão de câmera e aí é só ir tocando e segurando no botão vermelho quantas vezes quiser, para fazer a sua composição multimídia (sim, também com áudio). Depois, pode aplicar um dos 13 novos filtros específicos para vídeos, escolher um quadro (frame) principal e manda ver na publicação.

Confira um vídeo promocional da novidade:

Na tela de seleção de filtros, também há um botãozinho que habilita/desabilita o recurso “Cinema” do Instagram, o qual nada mais é do que um avançado sistema de estabilização de imagens.

Veja detalhes dele funcionando:

Não faz muito tempo, e já incorporando o espírito Facebookiano, o Instagram havia ganhado suporte à marcação de pessoas em fotos. Agora, com a adição de vídeos, aos poucos ele perde a sua essência original, simples e direta, o que já está deixando muita gente preocupada com o futuro da rede social.

Por outro lado, é difícil olhar estrategicamente para o Instagram e imaginar ele “ficando para trás” frente a apps como Vine, Mobli e outros. É importante notar que você não é obrigado a marcar pessoas em suas fotos e nem usar o Instagram para gravar vídeos, mas pelo menos você sabe que as opções estão lá, à sua disposição.

Nos seus dois anos e meio de existência, o Instagram já recebeu mais de 16 bilhões de fotos e registra hoje 1 bilhão de curtidas (likes) por dia, com cerca de 130 milhões de usuários ativos todos os meses. Nada mau!


Ícone do app Instagram

Instagram

de Instagram, Inc.

Compatível com iPhones
Versão 143.0 (135.5 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior

[obrigado a todos que nos enviaram esta dica!]

Posts relacionados