O melhor pedaço da Maçã.

Update do BlueMail com ChatGPT é barrado pela Apple [atualizado: liberado!]

Blue Mail

A última atualização do aplicativo BlueMail — que continha recursos baseados no ChatGPT, da OpenAI — foi barrada pela App Store. A justificativa foi que o algoritmo poderia exibir conteúdo impróprio para crianças e, por isso, a classificação indicativa do app deveria subir para 17 anos — sendo, atualmente, de 4 anos.

Publicidade

Em geral, apps com a classificação de 17 anos contêm linguagem ofensiva, conteúdo sexual e referências a drogas. Ben Volach, cofundador da Blix, desenvolvedora do BlueMail, disse ao The Wall Street Journal que achou a decisão “injusta”, já que outros apps com recursos similares de inteligência artificial não têm a mesma indicação de idade. Ele, porém, não deu exemplos disso.

Ainda é possível enviar um recurso ao Conselho de Aprovação de Apps da Apple, como lembrou um porta-voz da empresa. O BlueMail pôde ser atualizado sem problemas no Google Play — no qual tampouco tem uma classificação indicativa. Volach também lembrou que o app conta com filtragem de conteúdo e que a restrição pode afetar o número de potenciais novos usuários.

Phillip Shoemaker, ex-diretor sênior da equipe de avaliação de apps da App Store, que deixou a empresa em 2016, lembrou que não é incomum que haja inconsistência na aplicação de políticas na loja de aplicativos, em especial aquelas mais novas. Ele também falou que centenas de pessoas analisam os apps ao mesmo tempo e nem sempre todos veem o mesmo problema em um software.

Publicidade

Essa decisão pode demonstrar uma postura menos receptiva da Apple em relação a apps que contêm recursos que usem o ChatGPT. O app do Bing, por exemplo, que recentemente anunciou um recurso parecido, tem a classificação indicativa de 17 anos, embora seja em razão da possibilidade de realmente buscar por conteúdo impróprio.

Vale lembrar que este não é o primeiro contencioso entre Blix/BlueMail e a Apple. O app foi retirado da Mac App Store, em 2020, sob alegações de segurança, após processar a empresa em razão do recurso de “Iniciar sessão com a Apple”, além de haver outras acusações. O caso terminou sendo arquivado e o app voltou à loja.

Sigamos acompanhando para ver se teremos uma nova tendência na avaliação de apps na App Store!

Atualização, por Rafael Fischmann 04/03/2023 às 09:15

Após a Blix dar garantia à Apple de que moderaria o conteúdo do app, o update do BlueMail foi aprovado e já está disponível na App Store.


Ícone do app Blue Mail - Email Mailbox
Blue Mail - Email Mailbox de Blix Inc
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com o iMessage
Versão 4.25.15 (445.4 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via WSJ

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple lança ferramenta de análise de ofertas para desenvolvedores

Próx. Post

Apple divulga novas descobertas sobre saúde da mulher

Posts Relacionados