O melhor pedaço da Maçã.

Tutorial: como bloquear uma anotação no app Notas do iOS 9.3 e do OS X 10.11.4

O iOS 9.3 e o OS X 10.11.4 chegaram e, com eles, um recurso bem interessante: a possibilidade de bloquear anotações no app Notas (Notes).

Publicidade

Antes de tudo, vale notar que estamos falando de um recurso que bloqueia o acesso à nota em si (ou seja, impede a visualização). Isso não quer dizer, porém, que essa nota bloqueada não possa ser apagada normalmente como qualquer outra. Dito isso, abaixo você confere como proteger uma nota em ambos os sistemas operacionais.

Protegendo uma nota no iOS

Não é a coisa mais intuitiva do mundo, mas também não é um bicho de sete cabeças.

Ao abrir uma nova nota, basta tocar no botão de compartilhamento (aquele ícone quadrado com uma setinha para cima) e escolher a opção “Bloquear Nota”.

Ao fazer isso, surge uma tela com os campos “Senha”, “Verificar” e “Dica”. Basta escolher a sua senha, verificá-la, colocar ou não uma dica para ela e ativar a opção para usar o Touch ID (caso queira). Essa mesma senha será utilizada para bloquear todas as notas que você desejar (ainda que você não tenha muito que se preocupar com ela, caso tenha um iPhone/iPad com Touch ID funcionando normalmente).

Caso queira alterar a senha, é fácil. Vá em Ajustes » Notas » Senha e toque em “Alterar Senha…”. Se você por um acaso esqueceu a senha e nem com a ajuda da dica está lembrando, é possível redefini-la. Para isso, porém, você precisará utilizar a senha do ID Apple vinculada ao aparelho em questão.

Publicidade

Redefinir uma senha não significa que você terá acesso às anotações bloqueadas. Uma vez protegidas por uma senha, ou você sabe qual é ou não tem como visualizar a anotação protegida. Redefinir a senha do Notas serve apenas para você poder bloquear/desbloquear futuras anotações, não as que já estão criadas. 😉

Ao entrar no app Notas, você vê a relação das suas anotações e também quais estão protegidas graças a um ícone de cadeado que fica no canto direito e a inscrição “Bloqueada” que fica no lugar da primeira linha da sua anotação; ao entrar em uma anotação, nenhuma informação é mostrada até que você toque em “Ver Nota” e reconheça a impressão digital ou digite a senha.

Publicidade

É bom apenas prestar atenção a um pequeno detalhe: ao entrar em uma nota protegida e digitar a senha, você desbloqueia a anotação. Ao sair ela *não* é automaticamente boqueada, ao menos não no curto prazo. Ou seja, ficará um tempo aberta e poderá ser acessada sem a proteção da senha (o que eu considero um erro; a meu ver, sempre que o usuário sair de uma nota protegida ela deveria trancar o cadeado automaticamente).

Protegendo uma nota no OS X

O processo no OS X é mais intuitivo.

Como bloquear uma anotação no app Notas do - OS X 10.11.4

Para visualizar uma nota bloqueada basta digitar a senha; no OS X, existe um ícone de cadeado na barra de menus do app Notas que faz todo o controle de fechar as notas bloqueadas, remover ou adicionar bloqueio em anotações. Então, como dá para imaginar, tudo é feito por ali.

Como bloquear uma anotação no app Notas do - OS X 10.11.4

Caso você deseje bloquear uma anotação pela primeira vez utilizando um Mac, a tela de configuração inicial da senha surgirá (como a do iOS). Obviamente, nesse caso não há a opção de ativar o Touch ID.

·   ·   ·

Simples e ótimo para quem preza por segurança. 🔑

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhone pega fogo durante voo para o Havaí

Próx. Post

Conhecendo mais o Liam, novo robô de reciclagem da Apple

Posts Relacionados