O melhor pedaço da Maçã.

Novo malware ataca tanto computadores rodando o OS X quanto o Windows

Janicab

Diversas firmas de segurança digital como Intego, F-Secure, Webroot e avast! noticiaram a chegada do Janicab.A, um novo Trojan que foi descoberto na semana passada e que ameaça tanto o OS X quanto o Windows.

Publicidade

Janicab

No caso de Macs, ele é assinado por um ID Apple válido e acaba passando pelo recurso de segurança Gatekeeper — algo que já vimos no passado com o malware OSX/KitM.A. Ele também usa um caractere Unicode especial conhecido como RLO (right-to-felt override), que troca a ordem das palavras com o objetivo de esconder a sua extensão e aparecer como um simples PDF ou DOC.

Representação de uma botnet

Representação de uma botnet.

Publicidade

Seu objetivo é “sequestrar” computadores para controlá-los através de uma botnet. Contudo, a ameaça é considerada de baixo risco, uma vez que não há ainda relatos de usuários afetados, mesmo que o malware pareça ser apenas uma variante de muitos.

Este é aquele típico malware que o usuário precisa instalar para que tudo aconteça. Portanto, aqui vai a dica de sempre: não saia instalando/aceitando qualquer coisa que aparece no seu computador. Procure baixar arquivos apenas de fontes confiáveis e seja feliz. 😉

[via Ars Technica]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Gradiente vai para a briga contra a Apple e afirma que lançará novo “iphone” em outubro

Próx. Post

Pegatron é acusada de violar direitos trabalhistas; relatório indica que “iPhone de baixo custo” existe

Posts Relacionados