Dica: coloque uma mensagem personalizada na tela bloqueada no seu Mac

Buscar Meu Mac

Quem tem um iPad ou iPhone/iPod touch sabe — ou deveria saber — o quão importante é usar o recurso Buscar Meu iPhone (Find My iPhone), disponível para usuários que possuem contas no iCloud.

Publicidade

Buscar Meu Mac

Na verdade, usuários de Macs também podem se beneficiar do recurso. Basta entrar em Preferências do Sistema » iCloud e marcar a opção “Buscar Meu Mac”. Com isso podemos podemos rastrear, reproduzir um som, bloquear e até mesmo apagar o conteúdo, desde que eles estejam conectados à internet.

Buscar Meu Mac

Tudo isso é feito pelo site iCloud.com ou pelo app oficial, no web app Buscar Meu iPhone — por sinal, está na hora de mudar esse nome, né Apple?

Publicidade

A dica de hoje não é tão segura quanto a utilização do recurso acima, mas também ajuda bastante se você costuma levar o seu Mac pra lá e pra cá.

Mensagem no Mac

Vá em Preferências do Sistema » Segurança e Privacidade e, caso o cadeado no canto inferior esquerdo esteja fechado, clique nele e digite a sua senha de administrador. Assim, o painel é liberado e você poderá marcar a opção Mostrar uma mensagem quando a tela estiver bloqueada.

Mensagem no Mac

Depois, clique em Definir Mensagem de Bloqueio… e escreva algo parecido com o recado que eu deixei. Fazendo isso, quando o Mac voltar do repouso/descanso de tela, a mensagem aparecerá assim:

Mensagem no Mac

Isso não é garantia de nada, mas se você estiver com a cabeça na Lua e esquecer o seu Mac aberto numa conferência, evento, cafeteria ou qualquer outro lugar, e a alma caridosa que pôr as mãos nele estiver disposta a devolvê-lo, saberá exatamente como fazer isso. E, diferentemente do Buscar Meu iProduct, essa mensagem não depende de conexão com a internet para aparecer. 🙂

[via @mattgemmell]

Posts relacionados