O melhor pedaço da Maçã.

Cloudup é um simples e belo serviço de compartilhamento de arquivos que funciona muito bem em Macs e iGadgets

Ícone - Cloudup

Existem muitos serviços de armazenamento na nuvem, alguns muito bons. Eu, por exemplo, uso a trinca iCloud — que está mais para um serviço de sicronização do que de armazenamento, mas ainda assim nos permite guardar documentos diretamente na nuvem, dentro de apps —, Droplr e Google Drive.

Publicidade

Hoje, porém, conheci um que parece ser bastante promissor: o Cloudup, produto de uma startup homônima localizada em San Francisco (California), mas com desenvolvedores distribuídos em quatro países (Estados Unidos, Brasil, Argentina e Canadá).

Cloudup

O Cloudup permite que você compartilhe instantaneamente e de forma segura vídeos, fotos, músicas, links e arquivos para qualquer pessoa. Arrastando e soltando arquivos ou links para sua conta, você pode compartilhar streams sem esperar por uploads ou downloads, e sem nenhum custo. Compartilhe seus canais preferidos do YouTube e links do SoundCloud; belas imagens e galerias de vídeo e galerias de vídeo; ou envie documentos secretos para o seu chefe. É seguro e flexível, atendendo às suas necessidades de trabalho ou de lazer.

Cloudup

Cloudup

A interface dele é bem simples e direta. Ao se logar, basta arrastarmos um arquivo (documento, vídeo, música, foto, etc.) que ele automaticamente começa o upload.

Cloudup

Cloudup

É possível editar o nome do arquivo e atrelar uma senha, para uma maior segurança — além do recurso arrastar/soltar, podemos fazer o upload de um arquivo clicando no botão “+”, localizando no canto superior direito da interface.

Cloudup

Cloudup

O bacana é que, independentemente do tipo de arquivo, tudo pode ser visualizado pela própria interface web do Cloudup. Outro diferencial legal do serviço é a ideia de galerias. Se você quiser, pode subir um arquivo e deixar ele lá, sozinho (como fiz com o Mídia Kit e com o MacMagazine no Ar #50, por exemplo). Por outro lado, podemos criar galerias de documentos, imagens, links e tudo mais que quisermos.

Cloudup

Cloudup

Acima, apenas como exemplo, criei uma galeria com links para as redes sociais em que o MM está presente. Dessa forma, posso compartilhar todos esses seis links (YouTube, SoundCloud, Twitter, Facebook, Google+ e Flickr) por um só link, facilitando a vida.

Cloudup para OS X

Além da versão web, o Cloudup conta com apps nativos para as plataformas OS X e Windows. No Mac, o app conta com suporte a notificações, possibilita o envio automático de screenshots para o serviço, assim como também copia a URL para compartilhamento automaticamente para a área de transferências (clipboard) — estas e outras opções podem ser personalizadas nas preferências do Cloudup para OS X.

Cloudup em iPhone

Para smartphones, basta criar um atalho do serviço na Tela Inicial para ter acesso a uma versão mobile completa — veja aqui como fazer isso.

Cloudup

Todo tipo de conteúdo que você sobe para o serviço pode ser compartilhado via URL curta, email, Twitter e Facebook — e enviado antes mesmo de o upload terminar, o que também é muito legal. Todos os usuários inscritos podem fazer o upload gratuito de até 1.000 arquivos (cerca de 200GB de espaço) — eles estão bolando um serviço premium, para usuários que querem ainda mais.

Confira o vídeo de divulgação do Cloudup:

YouTube video

Simples e bacana, não é mesmo?

Atualmente, para lidar com a grande demanda, existe uma fila de espera para novos cadastros no site, mas nós conseguimos um código especial que libera o cadastro assim que ele é feito. Para isso, basta escolher a opção para se cadastrar com email (Sign Up with Email) e digitar macmagazine2013 no campo Access Code — se preferir, clique aqui que o código é automaticamente preenchido. Os primeiros 1.000(!) leitores que fizerem isso já terão acesso ao serviço! 😀

Para os que não conseguirem, porém, uma boa notícia. O Marco Aurélio, engenheiro de software da startup, nos informou que a fila está andando num bom ritmo e que quem se cadastrar agora muito provavelmente ganhará acesso por volta de uma semana.


Ícone - CloudupCloudup para OS X [site oficial]

Grátis | 25,7 MB | requer o OS X 10.6 ou superior.
Compatível com Macs.
Desenvolvedor(a): Cloudup.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Desenvolvedora lança aplicativo de nutrição parenteral para iPhones/iPods touch

Próx. Post

Oferta: diversos jogos da EA pelo preço que você quiser pagar; The Sims 3 é o único que roda no OS X

Posts Relacionados