O melhor pedaço da Maçã.

mluPresenter controla apresentações do computador remotamente com seu iPhone/iPod touch [atualizado]

Ícone do mluPresenter

A Apple oferece um app de controle remoto na App Store, mas ele serve apenas para o iTunes ou Apple TV. Se você quer/precisa controlar apresentações, é preciso buscar alternativas de terceiros — como o recém-lançado mluPresenter, da brasileira mobilelifeutils.com.

Publicidade
mluPresenter no iPhonemluPresenter no iPhone

Desenvolvido pelo Paulo Eduardo Ferreira, o aplicativo permite que você não só controle apresentações no computador, como também interaja com quem a está vendo; estes podem fazer perguntas e/ou salvar imagens da sua apresentação.

Com o mluPresenter instalado no seu iPhone/iPod touch, a primeira coisa a fazer é certificar-se de estar conectado à mesma rede Wi-Fi que o seu computador. Aí, é preciso baixar e instalar o mluPresenter Server, software Java compatível com Mac OS X, Windows e Linux.

Publicidade

A tela dele é bem simples: ela mostra seu IP local, permitindo que você especifique uma porta de conexão e o nome do dispositivo mestre. Este nome é o que aparece na barra lateral do iTunes, quando seu iPhone/iPod touch é conectado.

mluPresenter Server no Mac OS X

Feito isso, basta adicionar o servidor ao aplicativo remoto e mandar que ele inicie a sessão. O mluPresenter é capaz de controlar apresentações via Keynote (Apple), PowerPoint (Microsoft) e até mesmo Impress (OpenOffice.org).

mluPresenter no iPhone

Botões flutuantes (você mesmo controla a opacidade deles ou os esconde quando bem entender) permitem que você atualize a imagem da tela, retroceda/avance slides e interaja com seus espectadores. Simples, direto e muito útil! 😉

mluPresenter no iPhonemluPresenter no iPhone

O mluPresenter requer o firmware 3.0 ou superior de iPhones/iPods touch e custa US$1 na App Store [~900KB].

Promoção-relâmpago: concorra a quatro promo codes do mluPresenter!

Os quatro primeiros leitores que comentarem neste artigo gritando “Eu quero!” levarão códigos promocionais do mluPresenter para seus iPhones/iPods touch. Como de praxe, lembre-se de preencher os campos do comentário com o seu nome completo e um email válido, caso contrário sua participação será descartada.

Publicidade

Ícone do mluPresenter

Caso você seja o ganhador e não saiba como resgatar o seu promo code, confira esta vídeo-aula sobre iTunes Gift Cards — o processo é exatamente o mesmo. E, depois de baixar ou comprar este aplicativo, *não esqueça* de apoiar a iniciativa nacional e escrever uma avaliação sobre ele na App Store.

Boa sorte! 😉

Atualização

O leitor Pedro Lima lembrou bem do Keynote Remote, da Apple. Apesar de ser mais bonito, fácil de configurar e integrado ao Keynote ’09, ele não funciona com o PowerPoint e o Impress, como o mluPresenter.

A escolha fica a cargo de cada um. 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Patenteie para travar: botão da Click Wheel, design de MacBooks Pro, conectores agradáveis e mais

Próx. Post

Vagas de emprego para especialistas em metais aparecem no Apple.com

Posts Relacionados