O melhor pedaço da Maçã.
Ritesh Ranjan Sett / Shutterstock.com
iPhone sobre bandeira da Índia

Apple quer mais tempo para implementar “GPS” indiano

A agência espacial da Índia criou, em 2006, o Navigation with Indian Constelation, ou NavIC — um sistema de navegação próprio, tal qual o GPS1Global positioning system, ou sistema de posicionamento global., uma tecnologia americana. Outros países também contam com soluções parecidas, como o GLONASS (da Rússia) e Galileo (da União Europeia).

Publicidade

Depois de entrar em funcionamento, em 2018, com a entrada de oito satélites em órbita, a Índia parece querer torná-lo realidade para seus cidadãos e para o mundo. Apesar de ser obrigatório somente em veículos públicos, o governo indiano está pressionando fabricantes de smartphones, como a Apple, a adotar o sistema.

O problema é que as companhias não estão satisfeitas com a proposta do Ministério de Tecnologia da Informação da Índia para implementar o NavIC até janeiro de 2023. Em uma reunião com um representante do governo do país, empresas como Xiaomi e Samsung, além da Apple, pediram para estender o prazo até 2025, de acordo com um oficial do governo.

As empresas afirmaram que a implementação seria dificultosa, em especial para fazê-la em tão pouco tempo. São necessárias, para isso, mudanças de hardware, o que também implica em custos e parcerias com fabricantes de chips. Assim, fica o impasse entre o governo querer que a tecnologia seja implementada logo e os desafios por parte das companhias.

Publicidade

Isso adicionaria custos à produção, na medida em que necessita de mudanças no design do hardware e de investimentos adicionais para ter suporte a dispositivos específicos para a Índia.

Binu George, executivo da Samsung na Índia

Outro complicador é que as empresas querem que o NavIC funcione na frequência de satélite L1, também utilizada pelo GPS, e não apenas na L5 — às quais o Apple Watch Ultra e os iPhones 14 Pro têm suporte —, usada pelo sistema indiano. De acordo com a agência espacial indiana, isso deverá acontecer, mas apenas entre 2024 e 2025, com o lançamento de mais satélites.

Os iPhones já são compatíveis com GPS, GLONASS e Galileo, além do chinês Beidou e do japonês QZSS. Foi necessário, porém, um certo tempo até que houvesse essa integração. A posse de um sistema próprio de geolocalização é uma questão estratégica, já que cada desenvolvedor possui dominância sobre a precisão do sistema.

via Reuters

Notas de rodapé

  • 1
    Global positioning system, ou sistema de posicionamento global.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Stage Manager chegará a iPads Pro mais antigos [atualizado]

Próx. Post

Dynamic Island poderá exibir múltiplas Atividades ao Vivo

Posts Relacionados