Evento especial: novas suítes iLife e iWork (para iOS e OS X) são apresentadas

Nova suíte iLife para Mac

Depois de Phil Schiller, chegou a vez de Eddy Cue (vice-presidente sênior de software e serviços para internet) apresentar mais novidades, começando pela nova suíte iLife.

Nova suíte iLife para Mac

Temos novas versões de iPhoto, iMovie e GarageBand, tanto para dispositivos móveis quanto para computadores — otimizados para o iOS 7 e o OS X Mavericks, respectivamente. Obviamente não é possível passar por todas as novidades, então veremos apenas as mais relevantes…

Nova suíte iLife para iOS

O iPhoto vem com um visual totalmente novo no iOS e ele agora traz álbuns de fotos no iPad, algo que só estava disponível em Macs. Já o iMovie traz várias novidades, incluindo um novo visual para o iOS 7, sendo mais fácil navegar por vídeos e compartilhá-los com quem você quiser. Efeitos avançados, antes disponíveis só em Macs, agora chegam a iPhones e iPads.

O iMovie também tem um visual renovado no Mac e conta com um novo recurso, o iMovie Theater, que reúne todos os seus vídeos, trailers, etc. para que você possa vê-los facilmente. Tudo fica sincronizado entre Macs, iGadgets e Apple TVs via iCloud.

O GarageBand também ganha um novo visual no iOS 7, pulando de 8 para 16 faixas simultaneamente. Se o aparelho for de 64 bits, são no total 32 faixas. O visual também é novo no Mac, junto de uma biblioteca de áudio renovada. Com o recurso Drummer do GarageBand, é possível tocar uma bateria em cima da música já presente na timeline. Com drag & drop, você pode pegar um padrão de bateria e ir ajustando de acordo com o seu gosto. A interface é bem intuitiva e oferece controles simples para resultados avançados. Já os sons foram capturados de músicos profissionais, por isso são totalmente reais.

São centenas de novos recursos somando os três apps nas novas plataformas, os quais serão gratuitos de hoje em diante na compra de um novo iGadget ou Mac — para quem já tem os aplicativos, as atualizações estarão disponíveis ainda hoje!

Agora chegou a vez do iWork, também atualizado para o iOS 7 e para o OS X Mavericks. É o maior update já feito na suíte de produtividade, que foi totalmente rescrita no Mac. A compatibilidade entre arquivos é total nas duas plataformas. Em termos de performance, tudo está otimizado para 64 bits, e as interfaces foram renovadas, para que tudo fique mais simples e poderoso.

Suíte iWork em todos os dispositivos

No Pages para iOS, a barra de formatação fica logo acima do teclado virtual — no Mac, o visual lembra bastante o do iWork no iCloud.com, com uma nova coluna lateral contextual para as suas formatações. A ideia é tirar as ferramentas do caminho, permitindo que o usuário foque-se no conteúdo.

Os gráficos do Numbers ganharam novos visuais (interativos e animados); já o Keynote vem com novos efeitos e animações. É ele que está rodando na própria apresentação da Apple de hoje, então quem assistiu à keynote já pode conferir algumas das novidades — há uma série de efeitos e transições divertidas, animadas e mais realistas.

Assim como o GarageBand, a suíte iWork também foi apresentada no palco, com um foco interessante na colaboração — um menu mostra quem está conectado ao documento num determinado momento. A coisa funciona exatamente como esperado, com os dois trabalhando juntos na mesma interface, de máquinas diferentes, tudo pelo Safari, com as atualizações ocorrendo em tempo real na tela de ambos — mesmo no navegdor, tudo funciona com drag & drop.

Assim como o iLife, o iWork é gratuito na compra de um novo iGadget ou Mac — com todos eles disponíveis hoje!

Posts relacionados

Comentários