O melhor pedaço da Maçã.

Explorando os recursos do Contatos, aplicativo nativo do OS X

Ícone do Contatos (Contacts)

O Contatos (Contacts), aplicativo nativo do Mountain Lion — antes do OS X 10.8 ele se chamava Agenda (Address Book) —, está longe de ser um poderoso repositório. Existem muitas outras opções com mais possibilidades e integradas a redes sociais, como por exemplo o Cobook.

Publicidade

Menu da etiqueta telefone, no aplicativo ContatosContudo, ele não deixa de ter o seu valor. Se você for bem organizado/metódico, o app pode ser um ótimo aliado. Clicando nas etiquetas de telefone (celular, casa, trabalho, etc.), um leque de opções se abre, incluindo “Mostrar em Letras Grandes” (se você quiser fazer uma ligação), “Enviar Mensagem”, “FaceTime” e, se tiver o Skype instalado, fazer uma ligação por ele.

Opções como essas aparecem em quase todas as etiquetas. Particularmente, acho interessante as opções mostradas no endereço (“Mapear este Endereço”, “Copiar Etiqueta de Endereço” e “Copiar URL do Mapa”) e no Twitter, twittarmos diretamente para o contato ou visualizar os twittes da pessoa.

Modelo de contatos

Outra dica legal é personalizar o modelo de “cartão pessoal” (Preferências » Modelo), escolhendo exatamente quais informações padrão você quer visualizar na hora de adicionar um novo contato. Aqui eu deixo marcado opções como Nome, Sobrenome, Apelido, Cargo, Departamento, Empresa, Telefone (celular, casa e trabalho), Email (casa e trabalho), URL, Aniversário, Nome Relacionado, AIM, Twitter e Endereço (casa e trabalho). São muitas e o legal é você selecionar aquelas que acha minimamente importante ter de cada um dos seus contatos, o que lhe ajudará a criar um padrão e organizar a sua agenda.

Não esqueça também de passar na aba Geral e escolher como deseja mostrar e ordenar os nomes, o formato de endereço (Brasil ou qualquer outro país) e onde quer gravar, por padrão, os contatos (no iCloud ou apenas no Mac). 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Aprenda a programar com o livro “iOS – Programe para iPhone e iPad”; concorra a três cópias! [atualizado: promoção encerrada!]

Próx. Post

Review do jogo Real Racing 3: gráficos impressionantes, jogabilidade nem tanto

Posts Relacionados