O melhor pedaço da Maçã.

Proposta de painel do governo indiano desagrada Big Techs

EOTO
Bandeira da Índia no logo da Apple

De acordo com a Reuters, uma proposta do governo indiano que prevê a criação de um painel governamental gerou bastante polêmica. A nova instituição teria o propósito de ouvir reclamações sobre decisões de moderação em redes sociais, mas grupos lobistas que representam redes como Facebook e Twitter apontaram problemas com relação à independência do referido comitê.

Publicidade

O painel teria o nome de Grievance Appellate Committee (GAC), ou Comitê de Apelação de Queixas. Não há, porém, a indicação de quem exatamente comporia o grupo e a justificativa para sua criação é vaga, centrando-se em assegurar que as empresas “respeitem os direitos do povo indiano garantidos pela constituição do país”, como ressaltou o TechCrunch. Além disso, conforme a proposição feita no mês passado, o comitê teria poder de veto para reverter decisões de conteúdos banidos por redes sociais.

Essa proposta não é exatamente uma novidade, mas sim uma consequência de eventos passados envolvendo o governo indiano e as Big Techs. No começo deste mês, por exemplo, o Twitter processou o governo do país após ser pressionado a retirar conteúdos críticos ao partido e ao próprio primeiro-ministro da Índia. O WhatsApp também iniciou um caso judicial semelhante em razão de regras consideradas abusivas.

Com isso, a associação Asia Internet Coalition — que representa a Apple, a Meta, o Google, a Amazon, o Twitter e o Spotify — colocou-se contra a proposta, propondo, em seu lugar, um grupo composto pelas próprias empresas, que se autorregulariam. Ela adicionou, ainda, que o comitê criaria uma “perigosa cultura de autocensura”, ameaçando a liberdade de expressão.

Publicidade

Não há nem claridade sobre a extensão do poder do GAC nem sobre as limitações em relação a esses poderes. Assim, as emendas propostas não contêm restrições adequadas para prevenir que o GAC aja como um órgão judicial ou quase judicial com autoridade abrangente.

Outros dois grupos a expressarem opiniões contrárias à proposta foram o Conselho Empresarial Estados Unidos-Índia e o Fórum de Parceria Estratégica EUA-China. Eles representam empresas como Twitter, Google e Facebook. O primeiro ressaltou que o GAC seria totalmente controlado pelo Ministério de Eletrônica e Tecnologia da Informação, bem como que faltariam “freios e contrapesos” para o comitê, resultando num excesso de controle governamental. Já o segundo demonstrou preocupações com a independência do órgão.

O Conselho Empresarial lembrou também de experiências de outros governos com o mesmo tema. Especificamente, foram destacados órgãos da União Europeia, que “garante princípios de justiça e imparcialidade”, além de uma proposta de um think-tank canadense, que envolve um órgão profissional desinteressado para a resolução imparcial de disputas.

Apesar de o Ministério de Tecnologia da Informação ter se negado a comentar oficialmente, um oficial governamental do alto escalão ouvido pela Reuters disse que o governo não se oporia a um sistema autorregulatório no lugar do GAC proposto. Ele ressaltou, porém, que, caso as empresas não o façam, o governo precisa fazer e que o painel proposto seria independente.

Publicidade

A proposta estava aberta para consulta pública até o início de julho e não tem data para entrar em vigor. Por trás disso, também estão intenções mais amplas do atual governo indiano, liderado pelo primeiro-ministro Narendra Modi, que envolvem um forte nacionalismo hindu e acusações de islamofobia e perseguição de opositores.

Algo interessante é que, no ano passado, o iMessage foi dispensado de seguir as regras às quais redes sociais estão sujeitas. A Maçã alegou que o seu aplicativo de troca de mensagens não é uma rede social e isso foi aceito pelo Ministério de Tecnologia da Informação, o qual reforçou que o app não pode ser baixado por qualquer pessoa e é semelhante ao SMS1Short message service, ou serviço de mensagens curtas..

Vamos ver como a situação se desenrola, não?

Notas de rodapé

  • 1
    Short message service, ou serviço de mensagens curtas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Beats Studio Buds ganharão edição especial de NICKMERCS

Próx. Post

Atalho facilita acesso ao gerenciador de senhas do iOS/macOS

Posts Relacionados