O melhor pedaço da Maçã.

Resenha: iWork.com, o seu “cantinho” de revisão online

Em meio a milhões de definições, o Wikipédia traz um termo muito oportuno: colaboração oportunística:

Publicidade

Termo que se refere à ação casual de colaboração entre pessoas. Em outras palavras, um conjunto dinâmico de pessoas que se juntam em um grupo de trabalho, durante um tempo finito, com suporte de uma ferramenta computacional, exercem colaboração oportunística.

Logo do iWork.com betaÉ o que se pode dizer, em algumas palavras, sobre o que pode ser o iWork.comlançado na última Macworld Expo, junto com toda a suíte iWork ’09 — na vida de um usuário doméstico ou acadêmico.

Se você procurar por análises sobre o serviço online iWork.com, notará uma ferrenha discussão sobre ele ser um produto de colaboração ou não. A comparação com o Google Docs é mencionada em todos reviews, praticamente. Porém, será que isso importa?

O iWork.com é um produto honesto quando você precisa submeter documentos ao seu professor do mestrado, por exemplo.

iWork.com

iWork.com

É muito provável que você não necessite realmente de um espaço para que a pessoa do outro lado “da tela” edite o seu .doc. É quase certeiro que o que você precisa é que o outro coloque seus devidos comentários e assim você refaz, ou não, aquele pedaço discutido.

iWork.com

Quanto ao processo de submeter o documento, ficam algumas ressalvas. Logo de cara, a Apple estampa um aviso de que você precisa ter uma conta de email configurada no Mail. Usuários do Gmail, por exemplo, precisam configurar suas contas no software de email para que o serviço de colaboração da Apple funcione.

Publicidade

Essa etapa parece ser necessária porque a Apple envia pelo seu email um aviso ao destinatário dizendo que o documento em questão já está disponível no iWork.com. É claro que você também necessita ter uma conta .Mac ativa — não é necessário ser usuário do MobileMe, basta ter uma conta na iTunes Store, por exemplo.

iWork.com

iWork.com

A pessoa destinatária receberá um email seu com o aviso do documento a ser discutido.

iWork.com

Aí, é questão de entrar no espaço e usar a coluna da direita para postar um comentário geral sobre o arquivo ou selecionar com o mouse um parágrafo de um .doc, por exemplo, e apertar o botão “Adicionar Comentário”. A nota do seu colega ficará em uma caixa de texto amarela.

iWork.com

Existe opção de o usuário também baixar o arquivo no seu formato original — no do Pages, por exemplo —, em PDF ou Word (.doc) — aí entra aquele crasso erro de tradução que cobrimos aqui, o “Palavra”. Não é possível editar e mandar para o autor as colaborações.

iWork.com

O espaço disponibilizado pela Apple é de 1GB. Para ver os seus documentos já compartilhados, basta visitar view.iwork.com. O site pedirá uma autenticação com a sua conta do iTunes. É preciso ponderar que, durante a produção deste texto, tive problemas ocasionais com o serviço. Ele simplesmente ficava com a mensagem: “carregando seus documentos compartilhados…” e dali não saía.

Fora a discussão de o serviço ser ou não um espaço de colaboração, ele serve perfeitamente para usuários acadêmicos ou ocasionais. O pessoal do mundo corporativo provavelmente deve optar por outras ferramentas, como o próprio WebEx, que originou-se principalmente da necessidade de conferências com usuários remotos.

. . .

Confira também as resenhas de toda a suíte iWork: Numbers ’09, Keynote ’09 e Pages ’09.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Receita Federal já aceita declarações do Imposto de Renda 2009; saiba como fazê-la no Mac

Próx. Post

Foxmarks vira Xmarks e passa a sugerir sites para o usuário

Posts Relacionados