Entrevistamos Leander Kahney, autor do novo livro “Jony Ive – o gênio por trás dos grandes produtos da Apple” [atualizado 2x: sorteio realizado!]

Leander Kahney

Leander KahneyHá pouco mais de um mês, noticiamos aqui no site o lançamento do livro “Jony Ive – o gênio por trás dos grandes produtos da Apple”. Ele foi escrito por Leander Kahney, editor do site Cult of Mac e autor do bestseller “A cabeça de Steve Jobs”.

Através da editora Companhia das Letras, o MacMagazine teve a oportunidade de conversar com Kahney a respeito do seu mais novo trabalho. Confira:

MACMAGAZINE: Quando e por que você decidiu escrever um livro sobre Jony Ive?
LEANDER KAHNEY: Eu decidi escrever o livro em outubro de 2012, quando o Ive foi colocado no comando das equipes de Interfaces Humanas da Apple — design de software — além das suas responsabilidades de antes como chefe de desenho industrial. Depois de sua promoção, para mim ficou claro que Ive havia assumido o lugar de Steve Jobs. Ele estava agora sob o comando do design de ambos hardware e software, tal como Steve Jobs tinha antes de falecer. Isso o tornou a pessoa mais importante dentro da Apple.

MM: Você tentou falar diretamente com Jony Ive para o livro?
LK: Sim, eu cheguei ao Ive através de um amigo, mas ele infelizmente negou ajudar. Não quis ir pelo departamento de relações públicas da Apple porque eu sabia que eles imediatamente — e reflexivamente — iriam negar. Achava que, se eu chegasse ao Ive através de outro meio, ele poderia cooperar, ou pelo menos falar com o departamento de RP da Apple para me ajudar. Infelizmente ele negou, quase que apologeticamente. “Eu gostaria de ajudar, mas não posso”, foi a mensagem que recebi.

MM: Todo mundo sabe que ambos Steve Jobs e Jony Ive foram muito importantes para o ressurgimento da Apple após 1997. Você acha que um deles dois foi mais responsável pelo sucesso da companhia?
LK: Bem, como muitas coisas, é algo complexo. Steve Jobs precisava de Jony Ive para desenhar os produtos que foram tão bem-sucedidos; mas Jony Ive precisava de Steve Jobs para “projetar” a base do ressurgimento da Apple. Sem Jobs, o Ive não teria sido tão influente dentro da companhia. Ele teria batalhado com engenheiros por anos (e perdido) até que Jobs veio e drasticamente mudou a cultura interna da Apple, tornando design o seu departamento mais importante. E nenhum deles teria sido bem-sucedido sem ótimos softwares como OS X, iOS e até iTunes. As lojas também tiveram grande participação no ressurgimento da Apple. Então há muitos fatores. Mas provavelmente o fator menos reconhecido foi o brilhante trabalho de design do Ive.

MM: Você acha que Jony Ive continuará sendo tão inovador quanto na época em que ele trabalhava com Steve Jobs?
LK: O tempo dirá, mas sim, eu acredito nisso. Há muitas histórias do Jony Ive manejando o Steve. Isto é, ele só mostrava ao Steve as coisas que ele queria que ele aprovasse, e muitas vezes ele trabalharia duro para persuadir Steve a mudar seu pensamento se ele estivesse errado. Por outro lado, Jobs fazia parte da equipe. Ele não era um CEO folgado, distraído. Ele ajudou a tomar muitas decisões de design importantes e muitas vezes tinha boas ideias. Ele também estimulava muito o time. Ele era muito rigoroso. Mas eu acho que tudo isso continua sob o Ive. Ele também é muito rigoroso.

MM: Você vê alguma possibilidade de o Jony Ive sair da Apple e ir para outra empresa no futuro?
LK: Não, porque ele não seria tão eficaz em outra empresa. Grande parte do seu sucesso depende da cultura interna da Apple orientada a design; uma cultura que Ive e Jobs criaram por mais de uma década. Ive trabalhou na Apple por cinco anos antes de Jobs retornar, e ele teve que enfrentar uma cultura orientada a engenharia. Ele não quer ter que repetir isso em outra companhia. Poucas empresas são orientadas por design como a Apple. Além disso, na Apple o Ive tem recursos gigantescos à sua disposição. Nunca antes na história da indústria um designer teve tanto dinheiro e poder para implementar sua visão em uma escala global tão grande. Aonde mais ele iria?

MM: Você vê Jony Ive como um bom candidato na sucessão de Tim Cook como CEO da Apple?
LK: Não acho que o Ive se tornará CEO um dia. E isso porque ele não quer se tornar um. Ele está agora no melhor emprego, e está fazendo tudo o que sempre quis fazer: desenhar. Ser o CEO da Apple é o pior cargo na empresa. Cook tem que se preocupar com as lojas, a publicidade e se fábricas têm peças suficientes. Ive está livre para se concentrar em criar novos produtos. Esse é exatamente o mesmo trabalho que Steve Jobs costumava ter. Cook gerenciava a empresa dia a dia quando Jobs estava vivo, permitindo a Steve se concentrar no que ele amava fazer: desenvolver novos produtos. Agora, Cook está fazendo exatamente a mesma coisa para o Ive.

MM: Depois de Steve Jobs e Jony Ive, você planeja escrever um livro sobre Tim Cook? Ou quem sabe Phil Schiller?
LK: Não, acho que não. Os dois gigantes do ressurgimento da Apple foram Steve Jobs e Jony Ive. Tim Cook e Phil Schiller tiveram grande importância — tal como muitos outros —, mas eles não chegam aos pés de Ive e Jobs. Talvez em alguns anos, se a Apple continuar aumentando o seu sucesso, eu repense isso.

“Jony Ive – o gênio por trás dos grandes produtos da Apple” está disponível para compra em versão impressa (em português) pela Companhia das Letras, por R$45. Ele também já pode ser encontrado digitalmente na iBooks Store, confira a seguir.


Jony Ive por Leander Kahney“Jony Ive”

Preço: US$ 13
Compatibilidade: iPads, iPhones/iPods touch e Macs
Req. mínimos (iGadgets): iBooks 1.3.1 e iOS 4.3.3
Req. mínimos (Macs): iBooks 1.0 e OS X 10.9
Escritor(a): Leander Kahney
Categoria: biografias e memórias
Editora: Portfolio-Penguin
Páginas: 256

Badge - Baixar no iBooks

Promoção: concorra a um livro!

Esta promoção será exclusiva para quem curte a nossa página no Facebook, mas certifique-se também de já estar cadastrado no nosso banco de dados de promoções.

Para participar, basta acessar a página da promoção (clicando no botão abaixo) e confirmar que você quer participar — no máximo até as 17-18 horas (pelo horário de verão Brasília) do dia 26 de dezembro, próxima quinta-feira.

Botão de Participar!

Logo após a data/horário limite, faremos o sorteio de um exemplar impresso do livro “Jony Ive – o gênio por trás dos grandes produtos da Apple” entre os participantes.

Eis as regras da promoção:

  • Esta promoção é válida somente para residentes do Brasil.
  • Utilizaremos o sistema Sorteie.me nesta promoção. O ganhador terá até 3 (três) dias corridos para se pronunciar, caso contrário um novo sorteio será realizado.
  • Lembre-se de que só serão validadas participações de pessoas que estejam devidamente cadastradas no nosso banco de dados.

Boa sorte a todos! 😉

Atualização · 26/12/2013 às 18:40

Sorteio realizado, promoção encerrada! O ganhador foi o Wesley Augusto, de São José do Rio Preto (SP), parabéns!! 😀

Atualização II · 27/12/2013 às 18:00

Infelizmente o Wesley foi desclassificado por não estar cadastrado no nosso banco de dados de promoções, conforme apontam as regras. Fizemos um novo sorteio e o ganhador foi o Elton Fabricio, parabéns! 😉

Posts relacionados

Comentários