O melhor pedaço da Maçã.

Rumor: Apple poderá voltar a equipar Macs com GPUs da NVIDIA

Logo da NVIDIA

Logo da NVIDIAPouca gente pode ter notado, mas nos últimos anos, a Apple completou uma transição dos chips NVIDIA para as GPUs da AMD, que hoje estão presentes em todos os Macs com placas dedicadas.

Publicidade

Contudo, de acordo com a SemiAccurate, a Maçã voltará a usar as placas da NVIDIA na próxima atualização da linha MacBook Pro — que recebeu pequenas modificações no final de outubro.

Quando o assunto é performance gráfica, a Apple esteve em uma sinuca de bico nos últimos anos. Os termos de licenciamento dos novos processadores da Intel, como por exemplo os atuais Core i5 e Core i7, não permitem o uso das soluções de GPU integradas da NVIDIA, forçando a Apple a continuar optando por processadores mais antigos (Core 2 Duo, que permitiam o uso de placas da NVIDIA), ou então utilizar as placas gráficas integradas da própria Intel, famosas pela baixa performance.

Hoje já não temos mais Macs equipados com Core 2 Duo, e a boa notícia é que a nova linha Ivy Bridge trará ganhos gráficos de até 60% em comparação com a atual geração de processadores da Chipzilla.

Publicidade

Apesar do rumor da paz entre Intel e NVIDIA, a Apple voltaria a utilizar as GPUs da empresa de Santa Clara em suas placas dedicadas, jogando para escanteio as GPUs da AMD — vale salientar que tal notícia engloba somente notebooks, o que deixaria as portas abertas para a AMD no Mac mini, no iMac e no Mac Pro (se ele de fato não for descontinuado).

Na semana passada, a mesma SemiAccurate noticiou que a Apple quase trocou os chips da Intel pelos da AMD, na última atualização do MacBook Air. Apesar de não ser conflitante — o MacBook Air não tem uma GPU dedicada —, seria no mínimo estranho ver a Apple começar a utilizar processadores da AMD em algumas máquinas e voltar a equipar outras com GPUs da NVIDIA. Mas a verdade é que, com notebooks cada vez mais leves e mais finos — e com o avanço das GPUs integradas —, o futuro das placas dedicadas está com os dias contados.

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Empresa brasileira desenvolve sistema para iPad com informações sobre carros no estande da Hyundai, no LA Auto Show

Próx. Post

Na hora de fazer Ultrabooks, metal é raro e custa caro, então é o jeito usar plástico

Posts Relacionados