O melhor pedaço da Maçã.
Entrevista de Greg Joswiak a canal tailandês

Apple tenta emular câmeras profissionais com iPhones, diz Greg Joswiak

O vice-presidente sênior de marketing global da Apple, Greg Joswiak, foi entrevistado pelo canal do YouTube tailandês iMoD. No vídeo, de 25 minutos, ele comentou vários aspectos do desenvolvimento de dispositivos da Apple e sobre o seu percurso na empresa.

Publicidade

Alguns aspectos já conhecidos, como a integração entre hardware e software, foram ressaltados, com mais detalhes revelados. Mais informações também foram comentadas pelo VP com relação ao uso profissional dos dispositivos da Apple e ao meio ambiente.

YouTube video

Perguntado sobre experiências na Apple que o moldaram, Joz lembrou de uma apresentação de Steve Jobs, cofundador e ex-CEO da empresa, na qual ele afirmou que a Maçã era a interseção entre tecnologia e artes liberais. Essa conexão, para o VP de marketing mundial, vai além das apresentações, também sendo observada no desenvolvimento dos produtos da empresa.

Para criar algo novo, em especial bons produtos, ele ressaltou que é importante ter esse lado das artes, aliando-o ao conhecimento técnico necessário na área de tecnologia e levando essa interseção tanto para os produtos quanto para o marketing. Nessa seara, ele relembrou que Jobs dizia que o marketing precisa ser baseado na verdade, ainda que busque inspirar os consumidores com conexões emocionais com os produtos.

Publicidade

Também foi comentada a integração do trabalho de marketing com o de engenharia, os quais não são realizados de forma isolada. Há, ainda, equipes em todo o mundo, extensões da matriz que ajudam a entender o que os consumidores querem e usar essa informação no processo de criação dos produtos, bem como saber como contar a história dos produtos.

Joswiak destacou, ainda, a importância do mercado tailandês e como as pessoas usam produtos da Apple no país. Ele também lembrou da importância da integração entre hardware e software em diferentes serviços mantidos pela empresa, algo alcançado pelo desenvolvimento de ambos realizado pensando em um funcionar melhor com o outro, bem como que diferentes dispositivos funcionem continuamente entre si.

Câmeras e meio ambiente

Outro fator para o qual ele chamou a atenção foram as câmeras dos iPhones. Joz afirmou que a empresa tem uma responsabilidade para com os consumidores nesse sentido, haja vista ser o principal dispositivo usado pelos usuários para tirar fotos. Por isso, a Apple vem investindo nesse quesito nos últimos anos.

Publicidade

Segundo ele, a empresa não pensa nos concorrentes ao desenvolver as câmeras dos iPhones, mas tenta emular câmeras profissionais. A funcionalidade que faltava para uma equiparação ainda maior era o processo de graduação de cores após a captura das vídeos, algo adicionado aos iPhones 15 Pro/15 Pro Max. O executivo também relembrou que a keynote do evento “Scary fast” foi filmada usando o modelo do iPhone mais avançado, e toda editada em um Mac.

Ele também comentou as iniciativas de sustentabilidade da Maçã, afirmando que muitas mudanças foram implementadas no processo de produção dos novos Apple Watches para que eles fossem considerados neutros em emissão de carbono. O executivo disse, ainda, esperar que outras empresas copiem a companhia nesse aspecto de metas ambientais.

Usuários profissionais

Joswiak sublinhou também a importância dos consumidores mais avançados para a companhia, lembrando de um marco inicial dessa relação, que foi a possibilidade de fazer impressões profissionais diretamente do desktop/Mac. A partir disso, foram sendo desenvolvidos ainda mais softwares criativos, congregando a comunidade criativa entre os usuários dos Macs.

Publicidade

Nesse sentido, ele ressaltou também que a empresa busca ouvir esses usuários, de modo a entender as suas demandas e o que precisarão, e a partir daí desenvolver produtos pensando nisso. Um exemplo desse processo, segundo ele, é o Áudio Espacial, que foi criado visando o uso profissional, de criação de música, tendo também sido lançado para usuários comuns.

As câmeras dos modelos Pro dos iPhones são outro aspecto desenvolvido escutando usuários profissionais. De acordo com o que foi dito por Joz na entrevista, a companhia mantém reuniões com fotógrafos, de modo a entender o que pode ser adicionado aos dispositivos. O engraçado é que eles estariam começando a ficar sem o que pedir para a Apple inserir nas câmeras dos aparelhos, o que é um indicativo da efetividade dessa simbiose.


O VP sênior de marketing mundial da empresa finalizou a entrevista destacando a importância de se trabalhar com o que gosta para que se possa alcançar um nível de excelência na atividade.

Suas falas são interessantes para compreender como a Apple de fato leva a sério a integração entre diferentes áreas e o diálogo com usuários para que chegue aos resultados que vemos a cada ano.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como assistir a um vídeo em repetição no YouTube [iPhone, iPad e web]

Próx. Post

Masimo já gastou cerca de US$100 milhões em briga contra a Apple

Posts Relacionados