O melhor pedaço da Maçã.

Pela primeira vez, vendas de músicas na iTunes Store caem; grande culpado pode ser o iTunes Radio

iTunes com iTunes Store em Macs e iGadgets

De acordo com dados divulgados ontem pela Nielsen SoundScan e publicados pela Billboard, a iTunes Store registrou uma queda nas vendas de músicas em 2013 — a primeira desde que a loja foi aberta, em 2003.

Publicidade

iTunes com iTunes Store em Macs e iGadgets

Na verdade a pesquisa refere-se ao mercado de música como um todo e essa queda compreende todas as vendas digitais, mas como a iTunes domina ela acaba sendo colocada no centro das atenções.

Em 2013, as vendas individuais de faixas no mundo digital caíram 5,7%, de 1,34 para 1,26 bilhão, enquanto as vendas de álbuns digitais caíram 0,1% (praticamente estável), de 117,7 para 117,6 milhões em relação a 2012. Todavia, iTunes Store e outras lojas virtuais aumentaram ainda mais seu market share, chegando agora a 40,6% de todas as vendas de álbuns musicais nos Estados Unidos.

Publicidade

Os dados oficiais de streaming ainda não foram divulgados, mas isso parece ter sido o grande “culpado” desses números — e entra aí no bolo também, é claro, o iTunes Radio. Executivos da indústria acreditam que serviços de assinatura estão canibalizando as vendas de faixas e álbuns, com um crescimento em 2013 que provavelmente deve ter superado a queda supracitada.

No ano que passou, a faixa mais vendida foi “Blurred Lines (feat. T.I. & Pharrell)”, de Robin Thicke.

[via RazorianFly]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ 10º dos 12 presentes da Apple: filme “Meu Pé de Laranja Lima”

Próx. Post

↪ iTunes Store reúne as músicas cantadas por Sam Alves, vencedor do The Voice Brasil

Posts Relacionados