O melhor pedaço da Maçã.

Apple será multada de novo na Rússia por regras da App Store

Reuters
Logo da Apple e bandeira da Rússia

O Serviço Antimonopólio Federal Russo (Federal Antimonopoly Service, ou FAS) anunciou hoje que pretende multar a Apple mais uma vez por violar as leis antitruste do país com as regras da App Store. A loja de aplicativos, vale lembrar, já foi alvo de outra punição do órgão no início do ano passado.

Publicidade

Segundo informações da Reuters, as autoridades russas afirmaram que a Maçã estaria “abusando de sua posição dominante no mercado de distribuição de aplicativos para iOS” para impedir que desenvolvedores usem métodos de pagamentos alternativos ou incluam mensagens em seus aplicativos sobre a possibilidade de pagar por compras fora da App Store.

Embora nenhum valor tenha sido divulgado ainda, o FAS afirmou que a multa será calculada durante uma investigação administrativa e terá como base o lucro total da Apple. Na semana passada, o governo russo multou a empresa em 2 milhões de rublos por não armazenar dados do iCloud no país.

Ainda segundo a Reuters, críticos das recentes investidas do governo russo contra a influência de empresas dos Estados Unidos afirmam que essas multas são mais uma tentativa do Kremlin para exercer maior controle sobre a internet do país. Recentemente, o Google foi multado em US$370 milhões por ser recusar a remover conteúdos de suas plataformas.

Publicidade

A gigante de Cupertino, assim como muitas outras companhias, suspendeu a venda de seus produtos e bloqueou serviços como o Apple Pay na Rússia logo após o início da guerra na Ucrânia. Esse movimento, vale lembrar, acarretou na abertura de um processo contra a empresa no país.

A Apple ainda não se pronunciou sobre a nova penalidade do órgão russo.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Asahi Linux está agora otimizado para os chips M1 Ultra e M2

Próx. Post

LumaFusion 3.1 ganha escopos, adição de múltiplos LUTs e mais

Posts Relacionados