Parece que agora vai: Apple finalmente prepara sistema “trial” para apps [atualizado: errata]

Trial de apps

Queixas sobre a App Store, existem de monte — tanto do lado dos desenvolvedores quanto do dos usuários. Mas existe uma “sugestão” de melhoria que é quase um consenso na comunidade: a possibilidade de usuários poderem testar apps antes de comprá-los. É um motivo tão forte que muitos “ixpertinhos” se usam disso para “justificar” a pirataria, como se isso fosse lá justificável.

Pois informações obtidas pelo MacMagazine indicam que a App Store em breve ganhará, finalmente, um sistema “trial” para apps — um dos pontos que discutimos neste artigo de quase um ano atrás.

Trial de apps

Clique/toque para ampliar.

Em março de 2012, a Apple adicionou uma opção de trial gratuito para Assinaturas In-App nos “Termos e Condições” da iTunes Store, porém ainda faltava isso chegar a aplicativos/jogos. Conforme mostra a screenshot acima do iTunes Connect, isso irá mudar muito em breve — possivelmente até o mês que vem, segundo ouvimos.

O sistema trial na App Store não será obrigatório. Cada desenvolvedor poderá optar por oferecê-lo ou não, seja para todos ou somente para alguns dos seus apps. Além disso, conforme dá para ver, o tempo de experimentação gratuita de um determinado aplicativo poderá variar. A screenshot só mostra opções de 7 dias ou 1 mês, mas ouvimos que talvez haverá também a possibilidade de ele durar 24 horas ou 15 dias.

A informação que obtivemos é que por enquanto esse sistema só funciona com títulos que oferecem In-App Purchases, mas não sabemos ao certo se quando ele for lançado abrangerá todos os apps da loja e nem se todos os desenvolvedores terão acesso imediato à novidade. O mais importante é que parece que, desta vez, é pra valer! 🙂

[obrigado, fonte!]

Atualização · 15/01/2013 às 01:30

Como nada é oficial ainda, parece que a coisa não vai tão além quanto imaginamos. Segundo novas informações que obtivemos, a novidade consiste justamente no que cobrimos acima sobre os “Termos e Condições” alterados em 2012 e cobre somente trials para assinaturas feitas via In-App Purchases.

Ainda assim, parece que a Apple não precisaria fazer muito para liberar testes de aplicativos pagos como um todo para usuários e atender esse incansável pedido de muitos. Vamos torcer que isso se torne realidade o quanto antes.

Posts relacionados