Usuários de MacBooks Pro lançados em 2011 reclamam de problemas na GPU

MacBook Pro (2011) com problema na GPU

Alguns donos de MacBooks Pro lançados em 2011 estão enfrentando problemas na GPU (graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico) das máquinas. Um tópico no fórum da Apple (Apple Support Communities) registra hoje mais de 176 páginas de discussão; além dele, um grupo no Facebook também está bastante movimentado.

Os problemas variam: falhas na tela ao rodar jogos/apps que exigem bastante da GPU, linhas bem visíveis, distorção de imagens, telas pretas e até mesmo reinicializações automáticas as quais permanecem com telas azuis/cinzas. Tudo pode ser temporariamente resolvido reiniciando a máquina — no caso das telas azuis/cinzas, a Apple sugere um reinicialização em Modo de Segurança seguida de uma reinstalação do sistema —, mas basta um novo “estresse” na GPU para que as falhas retornem.

MacBook Pro (2011) com problema na GPU

A empresa chegou a trocar a GPU de algumas dessas máquinas afetadas (todas AMD, incluindo a Radeon HD 6490M, a 6750M e a 6770M), mas os problemas não foram resolvidos de acordo com relatos. Por conta disso, alguns já especulam que o problema tem ligação com o aquecimento dos notebooks e não com a GPU em si.

Será que veremos um recall (programa de substituição) para essas máquinas, assim como aconteceu com iMacs lançados no mesmo ano?

[via MacRumors]

Posts relacionados

Comentários