O que muda com a abertura da primeira Apple Retail Store brasileira

Apple Store em Pequim (na China)

A menos de uma semana da inauguração da primeira Apple Retail Store do Brasil da América Latina, no VillageMall (Rio de Janeiro), muitos leitores têm nos indagado sobre quais as vantagens disto, isto é, o que muda com essa grande novidade.

Apple Store em Pequim (na China)

Apple Store em Pequim (na China), via Shutterstock.

Neste artigo, tentarei esclarecer a questão para todos vocês.

O que não muda

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que a abertura dessa loja não irá afetar em nada os preços oficiais de iProducts e acessórios comercializados pela Apple Brasil. Então, se alguém quiser saber quanto o produto XYZ irá custar por lá, basta visitar a Apple Online Store brasileira hoje.

Outro levantamento comum que costumamos ver por aí associado à loja do Rio é com relação à garantia de produtos da Apple no Brasil. Isso é outra coisa que não irá mudar com a inauguração da Apple Store, algo muito importante a ser levar em consideração principalmente aos que compraram ou pretendem comprar um iPhone no exterior.

É bom lembrarmos também que estamos falando de apenas uma única loja por enquanto, em um shopping, em um bairro (bem “afastado”, por sinal) de uma cidade. Mesmo no Rio de Janeiro, todas as Apple Premium Resellers e outras revendedoras autorizadas continuarão funcionando normalmente, que dirá no resto do Brasil. A Apple Store é apenas um ponto oficial da empresa, todo controlado por ela mesma.

Beleza, organização, qualidade de atendimento

Estas são as primeiras coisas que você observa ao entrar em qualquer Apple Retail Store, algo que não esperamos ser diferente com a loja do Rio. Quem acompanhou a demora para ela abrir já deve ter imaginado que um dos motivos para tal tenha sido justamente a exigência da empresa de que tudo estivesse realmente 100% pronto, e nós do MacMagazine podemos atestar isso com base em informações que obtivemos com múltiplas fontes.

A Apple Store do VillageMall é uma loja de shopping, sim, mas já foi construída com o estilo “pavillion”, trazendo uma longa fachada curva com um painel de vidro de 30 metros e uma divisão interna que coloca a parte de experimentação de produtos na frente e de venda de acessórios e prestação de serviços na área dos fundos.

Tudo em Apple Stores é milimetricamente pensado e observado, desde a escolha dos pisos à iluminação à disposição dos produtos. Não é à toa que as lojas da Maçã vivem empacotadas de gente e estão entre as mais lucrativas do planeta.

Quando você quer comprar um novo produto, é importante que você tenha a oportunidade de realmente experimentá-lo a fundo — e esta é uma das grandes vantagens de ir a uma Apple Store. Além disso, ao adquirir um iProduct você pode abri-lo na própria loja e obter o auxílio de um empregado (os chamados “especialistas”) para já sair de lá com ele todo configurado.

Empregado de uma Apple Store

Um forte diferencial da Apple quando comparada a outras redes varejistas é que seus vendedores não são comissionados, então você nunca verá um especialista tentando “empurrar” o produto mais caro para um determinado consumidor. A ideia é ouvir cada um individualmente para que a sugestão de compra seja sincera e bem direcionada às necessidades da pessoa.

Workshops gratuitos

Workshop em Apple Retail Store

Venha participar de workshops gratuitos na Apple Store. Conhecemos os produtos Apple por dentro e por fora. Por isso, podemos responder a todas as suas perguntas e ajudar para que você aprenda mais sobre o que for do seu interesse. Aprenda a usar o Mac, o iPad, o iPhone ou o iPod. Saiba como criar apresentações de slides com o iPhoto. Edite os seus vídeos com o iMovie ou descubra como deixar seus documentos, planilhas e apresentações muito mais bonitos.

Todos os dias, a Apple realiza dentro de suas lojas workshops gratuitos mediante confirmação prévia de participação. A loja do Rio está sendo aberta com uma média de três workshops por dia e, conforme noticiamos anteriormente, todos eles já estão lotados até o dia 24 de fevereiro (segunda-feira).

Os workshops — com uma hora de duração, cada — cobrem de tudo: Mac, iPhone, iPad, OS X Mavericks, iCloud, iPhoto, iMovie, GarageBand, iTunes, App Store e iBooks, iOS 7, Pages, Numbers, Keynote e mais.

Crianças

Crianças em Apple Retail Store - Jovens

Desde as primeiríssimas Apple Retail Stores que foram abertas, a Apple já pensava nas crianças. Todas as suas lojas possuem um espaço reservado aos pequenos, há alguns anos equipado com iMacs, hoje em dia com iPads.

Além disso, todos os anos a empresa realiza o Apple Camp.

No Apple Camp, as crianças de 8 a 12 anos aprendem tudo sobre o iMovie e como fazer seus filmes. A sessão gratuita de três dias, realizada na Apple Store, termina com um Festival de Cinema do Apple Camp, onde os participantes exibem suas obras de arte.

Os pais interessados já podem se cadastrar aqui para serem notificados sobre o primeiro Apple Camp da loja do Rio.

One to One

Atendimento One to One em Apple Retail Store

O One to One vai ajudar você a fazer mais do que imaginava com o seu Mac. Primeiro, vamos configurar seu email, transferir suas fotos, músicas e outros arquivos e mostrar como manter tudo sincronizado com o iCloud. Depois, vamos preparar junto com você um programa personalizado de acordo com os seus objetivos, estilo de aprendizagem e nível de experiência.

Para quem deseja/precisa de um suporte personalizado com produtos Apple ou simplesmente quer aumentar constantemente as suas habilidades, o programa One to One é simplesmente excelente. Por R$249 anuais (adquirido no momento da compra de um Mac), você pode participar de treinamentos personalizados, em grupo e/ou abertos.

As sessões One to One incluem assuntos como Introdução ao Mac, Introdução ao iPad, Introdução ao iPhone, iCloud, Mail, Contatos e Calendários, iPhoto, iMovie, GarageBand, iTunes, Pages, Numbers, Keynote e mais.

Genius Bar

Em português, estamos falando de um “balcão do gênio”. É atrás dele que ficam os empregados mais experientes de toda a Apple Retail Store, pessoas que normalmente têm respostas para todas as suas perguntas na ponta da língua.

Genius Bar

O atendimento no Genius Bar é sempre feito por hora marcada e é lá que você pode obter suporte técnico sobre qualquer iProduct. Muitas vezes o atendimento é super-rápido, durando em média 15 minutos, e muitos reparos podem ser feitos na hora.

Brasil no mapa da Apple

Bandeira do BrasilPor mais que estejamos falando de apenas uma loja, o Brasil está entrando agora para um seleto grupo de outros 14 países/regiões que possuem Apple Retail Stores. São eles: Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Canadá, Itália, Austrália, China, Suíça, Alemanha, França, Espanha, Hong Kong, Holanda e Suécia.

Isso certamente é uma grande conquista para nós e coloca o Brasil certamente num mapa prioritário para a Apple. Se sentiremos alguma mudança prática com relação a isso a curto/médio prazo, é difícil dizer; mas é capaz, sim, que passaremos a receber novidades da Maçã mais rapidamente do que antes.

E o próprio CFO (executivo-chefe de finanças) da Apple, Peter Oppenheimer, já confirmou que este é só o começo. A empresa já planeja abrir mais lojas no Brasil, mas ainda não revelou onde elas ficarão e nem quando pretende abri-las. O que ouvimos, por enquanto, é que a segunda provavelmente será no MorumbiShopping, em São Paulo.

Nos vemos lá? 😉

A Apple Store – VillageMall será inaugurada no próximo sábado, 15 de fevereiro, às 11 horas da manhã — e o MacMagazine estará em peso lá. O VillageMall fica na Avenida das Américas, 3.900 – Barra da Tijuca, e o telefone da loja é (21) 3179-3700.

A Apple Store está situada no 2º andar, em frente à Forever 21. O VillageMall fica na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio, próximo ao cruzamento da Av. das Américas com a Av. Ayrton Senna. Estacionamento: próximo à entrada C. Transporte público: há linhas de ônibus da Fetranspor para a Av. das Américas.

A loja funcionará de segunda-feira a sábado, das 11 às 23 horas, e domingo das 13 às 21 horas.

Posts relacionados

Comentários