O melhor pedaço da Maçã.

Criador de Flappy Bird explica por que retirou o seu jogo da App Store

Dong Nguyen

Nós cobrimos bem a história do jogo Flappy Bird mas, ainda assim, algumas dúvidas ficaram no ar. Será que seu criador, Dong Nguyen, não estava mesmo aguentando as consequências do sucesso do jogo ou o retirou da App Store por outros motivos? De lá pra cá surgiu até mesmo uma história envolvendo a Nintendo, que teria forçado a remoção do game por conta de uma suposta cópia dos canos verdes semelhantes aos que vemos no jogo Mario Bros.

Publicidade

Flappy BirdFlappy Bird

Nguyen foi entrevistado pela Forbes e pelo Wall Street Journal para acabar de uma vez por todas com essas dúvidas. Ele negou que a japonesa tenha interferido e confirmou a história que havia contado anteriormente.

Para ele, o que deveria ser uma forma de descontração em alguns poucos momentos do dia acabou se transformando num enorme vício para muitos jogadores. Por conta disso, ele achou melhor acabar com o problema de uma vez por todas, retirando Flappy Bird definitivamente da loja.

Publicidade

Mas e a grana toda que Nguyen estaria faturando? Em nosso primeiro artigo sobre o tema, falamos que as estimativas giravam em torno de US$50 mil por dia! E isso muito provavelmente continua, já que o app era gratuito, suportado por propagandas as quais continuam aparecendo para os mais de 50 milhões de jogadores que baixaram o app. O desenvolvedor não confirmou o número exato, mas disse que é uma bela grana que entra em sua conta.

Até então desconhecido em seu país, Nguyen tinha uma reunião com o primeiro-ministro do Vietnã agendada logo após a entrevista da Forbes — o que ajuda a entender a maluquice que deve ter se tornado a vida dele e, consequentemente, a decisão. Ele confirmou que praticamente não conseguia mais dormir depois do sucesso repentino de Flappy Bird e que, após a remoção do jogo, aproveitou para ficar um tempo desconectado e colocar o sono em dia.

Dong Nguyen

Dong Nguyen.

Publicidade

Apesar dos pesares, o desenvolvedor disse que aprendeu bastante coisa com o episódio e que continuará criando jogos — Super Ball Juggling e Shuriken Block são títulos dele que continuam disponíveis na App Store.

Ele afirmou que não pretende processar ou tentar remover da loja cópias de seu finado jogo — atualmente várias estão disponíveis na App Store. O destaque vai para Ironpants, testado e aprovado por Nguyen. 😛

Publicidade

Agora, convenhamos: há algo de muito errado nesse mundo. Por conta da atitude do desenvolvedor, algumas pessoas (incluindo um garoto de 9 anos!) começaram a anunciar iPhones/iPods touch com o jogo pré-instalado por quantias estratosféricas (acima de US$100 mil)! No outro extremo, pessoas ficaram tão chateadas com a notícia da remoção do jogo que ameaçaram Nguyen de morte no Twitter (claro que da boca pra fora, afinal internet é terra de ninguém). Que coisa…

[via AppleInsider, 9to5Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MM na App $tore: Virtua Tennis Challenge, Assassin’s Creed Pirates, Dream-X, Catch-22 e mais!

Próx. Post

Appreendedor: estudando o caso do jogo Flappy Bird

Posts Relacionados