O melhor pedaço da Maçã.

Appreendedor: o poder da informação

Evolução do Homem

Na semana passada, falamos sobre a decisão do criador do jogo Flappy Bird de retirá-lo das lojas. De lá para cá uma avalanche de cópias estão sendo criadas, porém barradas pelas lojas App Store e Google Play. E se alguém tivesse essa informação de retirada antes do anunciado?

Publicidade

Evolução do Homem

Evolução, via Shutterstock.

A troca de informações é um estigma que acompanha o ser humano desde os primórdios da sua evolução. Pelas semelhanças genéticas (98,4% do DNA), acredita-se que o Homem seja uma evolução dos Símios, primatas que desenvolveram técnicas de confecção e uso de utensílios no seu dia-a-dia, repassando conhecimentos através de gerações utilizando processos de aprendizado.

Publicidade

Após milhares de anos produzindo informação, o Homem passou por sérios problemas de documentação, catalogação e disseminação, além de dificuldades quanto a pesquisa e acesso. Com o surgimento dos meios eletrônicos esses problemas foram se extinguindo, dando lugar a outros relacionados a capacidade, velocidade, disponibilidade, integridade e autenticidade.

Uma informação sempre teve o seu valor, seja sentimental ou material.

Tudo é informação. Nada é informação. Depende da necessidade.

Info-Management, Exame Vídeo, 1994.

Governos, sociedade e corporações produzem e consomem informações a todo momento, sejam elas públicas ou privadas. Nesta nova era, a informação se tornou um diferencial vital no mundo dos negócios, podendo mudar favoravelmente — ou não — o status quo do dia para a noite.

Publicidade

O mundo moderno está conectado. Uma notícia sobre a queda de um sistema financeiro ou a explosão de uma bolha podem causar uma avalanche imediata em todo o mundo. Da mesma forma que uma informação confidencial e específica pode gerar uma oportunidade de negócio e/ou crescimento de um determinado produto. Entretanto, uma informação tem prazo de validade; no momento em que ela se torna de domínio público, deixa de ter poder e importância.

Se você possui uma ideia de app, procure sempre profissionais e empresas que possam mantê-la segura — e não se esqueça de solicitar um “Termo de Compromisso e Confidencialidade” antes da primeira reunião. Embora não garanta que sua ideia seja copiada, ele documenta o seu relacionamento e ajuda em um possível processo judicial.

Mantenha-se informado sobre tendências, concorrentes e novas tecnologias. Reserve parte do seu tempo para workshops, palestras e eventos. O relacionamento é uma das melhores fontes para a troca de informações filtradas e específicas. As grandes inovações foram criadas a partir de informações que para alguns não tiveram valor — temos como exemplo a história do mouse e da interface gráfica.

Atingir o sucesso de uma loja não é questão de sorte, é questão de dedicação e, acima de tudo, informação privilegiada.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MM na [Mac] App $tore: Alarmy, JotNot Signature+, Operation Math, Van Gogh, Trine e mais!

Próx. Post

E a diversão vai começar! Conheça o jogo Blumpers para iOS

Posts Relacionados