Apple passa a cobrar para oferecer suporte técnico a produtos fora da garantia

Suporte pago da Apple

A Apple sempre foi conhecida por ter um pós-venda incrível. Se você comprou um Mac ou um iGadget e ele estiver com algum problema, basta entrar em contato com a empresa — ou passar numa Apple Retail Store — para que o seu produto receba o devido tratamento, seja uma troca de peça ou até mesmo do produto. Acredite: quem tem um produto Apple e já passou por problemas parecidos sabe o quanto isso faz diferença.

Nos Estados Unidos, clientes têm 90 dias de suporte técnico via telefone totalmente gratuito. Para produtos fora desse prazo, a Apple cobra entre US$19 e US$49 para esse suporte. Contudo, mesmo com um produto fora de garantia, consumidores tinham como entrar em contato com a Apple gratuitamente (via chat online) para explicar o caso e, quem sabe, conseguir resolver o problema. Mas hoje isso mudou: a partir de agora a Apple passa a cobrar por esse suporte via chat online (US$19), assim como já cobra para suporte via telefone.

Suporte pago da Apple

No Brasil, a coisa ainda está um pouco nebulosa. Tanto a opção de suporte via telefone quanto via chat para aparelhos fora da garantia exigem o pagamento de um “evento único de suporte”. Esse valor, porém, não está especificado — a empresa oferece apenas a opção de você solicitar uma exceção, sem informar quanto custa esse suporte fora da garantia (tanto por telefone quanto via chat).

Muito provavelmente o custo desse “evento único de suporte” ainda não está destacado pois esse sistema foi implementado agora e tudo ainda está muito recente. Mas levando em conta o preço americano, já podemos esperar algo minimamente na faixa de R$49.

Sem dúvida nenhuma a Apple hoje cresceu muito se compararmos com a empresa pré-iPhone (e até mesmo pré-iPad), e oferecer suporte para milhões de clientes não é algo fácil. Obviamente, a empresa sempre fez e continuará fazendo o que a regra manda (oferecer suporte gratuito para produtos dentro da garantia). Ela também tem todo o direito de cobrar para oferecer suporte a produtos fora da garantia, mas é inegável que algo assim acaba manchando um pouco a ótima imagem de pós-venda da Maçã, mesmo com você podendo solicitar uma exceção para o atendimento.

No momento, empregados americanos (e possivelmente brasileiros) foram instruídos a conceder exceções em todos os pedidos de suporte — até porque nem mesmo preço definido temos aqui no Brasil, ainda. Veremos como tudo isso se desenrola daqui pra frente.

[via 9to5Mac]

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