O melhor pedaço da Maçã.

Apple anuncia o CarPlay, a melhor forma de usar iPhones em carros [atualizado]

CarPlay

Há poucos dias nós comentamos que Ferrari, Volvo e Mercedes-Benz poderiam anunciar carros equipados com o recurso iOS in the Car no Geneva Motor Show. Mas quem anunciou mesmo o recurso foi a Apple, e com outro nome: CarPlay.

Publicidade

CarPlay

O CarPlay dá aos usuários de iPhones uma forma incrivelmente intuitiva de fazer chamadas, utilizar o Mapas, ouvir músicas e acessar suas mensagens apenas uma palavra ou um toque. Usuários podem facilmente controlar o CarPlay pela interface nativa do carro ou simplesmente apertar e segurar o botão de controle de voz no volante para ativar a Siri sem distração. Veículos de Ferrari, Mercedes-Benz e Volvo irão estrear o CarPlay para seus condutores nesta semana, enquanto outras fabricantes de automóveis lançarão o CarPlay em breve, incluindo BMW Group, Ford, General Motors, Honda, Hyundai Motor Company, Jaguar Land Rover, Kia Motors, Mitsubishi Motors, Nissan Motor Company, PSA Peugeot Citroën, Subaru, Suzuki e Toyota Motor Corp.

CarPlay

A Siri desempenha um papel central no CarPlay. Basta o usuário conectar seu iPhone ao recurso que a assistente virtual ajuda no acesso aos contatos, a fazer ligações, a retornar ligações perdidas e a escutar mensagens de voz. Alguma nova notificação ou mensagens chegou? Ela se encarrega de ler tudo para que o motorista não desgrude os olhos da estrada — com a opção de responder através do recurso Ditado (Dictation).

Publicidade

Falando sobre o app Mapas, o CarPlay tenta antecipar destinos com base em recentes viagens através de contatos, emails ou textos, fornecendo instruções de rotas, condições de tráfego e tempo estimado de chegada. É possível também pedir para que a Siri narre a navegação ponto a ponto — assim motoristas não precisam olhar para o painel do carro.

CarPlay

Para músicas a coisa é bastante similar: através do menu ou pela Siri, usuários têm acesso às suas músicas, podcasts, audiolivros e iTunes Radio de forma bem fácil. O CarPlay suporta ainda apps de terceiros como Spotify e iHeartRadio, o que é ótimo para quem assina um desses serviços de rádio online/streaming de músicas.

Publicidade

O CarPlay foi projetado desde o início para fornecer a motoristas uma experiência incrível usando seus iPhones no carro. Usuários de iPhones querem sempre o seu conteúdo na ponta dos dedos e o CarPlay deixa que motoristas usem seus iPhones no carro com a mínima distração. Temos uma linha incrível de parceiros de automóveis implementando o CarPlay e estamos muito contentes que muitos farão sua estreia nesta semana em Genebra.

Greg Joswiak, vice-presidente de iPhone e marketing de produtos iOS.

Confira abaixo um vídeo da Volvo divulgando o recurso:

YouTube video

O CarPlay será disponibilizado numa atualização do iOS 7 (muito provavelmente a versão 7.1) e é compatível com iPhones 5s/5c/5 (aparelhos com o conector Lightning). Ainda de acordo com a Apple, os seguintes países que receberão o recurso nesse primeiro momento: Austrália, Canadá, França, Alemanha, Hong Kong, Itália, Japão, México, República da Coreia, Espanha, Suíça, Reino Unido e, é claro, Estados Unidos.

Antes de sonhar com um recurso desses, nós (brasileiros) temos ainda que aguardar a Siri aprender a falar português — sem ela, o CarPlay praticamente não existe.

Atualização · 03/03/2014 às 16:48

Além da Volvo, que já prometeu o CarPlay para o novo XC90, a Mercedes-Benz divulgou fotos do modelo Classe C equipado com o recurso, confira:

CarPlay - Mercedes-BenzCarPlay - Mercedes-Benz

CarPlay - Mercedes-BenzCarPlay - Mercedes-Benz

CarPlay - Mercedes-BenzCarPlay - Mercedes-Benz

[via 9to5Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Furioso com acionista preocupado apenas com lucro, Tim Cook sugere: “venda suas ações da Apple”

Próx. Post

↪ Após promover o Galaxy Note 3, apresentadora do Oscar volta a “tweetar” de seu iPhone [atualizado]

Posts Relacionados