Dica: como alterar o comportamento do botão de desligar do Mac no OS X Mavericks

Janela para desligar o Mac

No final de 2013, logo após a chegada do OS X Mavericks, nós publicamos um post explicando exatamente o novo comportamento do botão de desligar de Macs, que agora age praticamente da mesma forma do botão de ligar/desligar de iPads e iPhones/iPods touch.

Publicidade

Com o OS X 10.9.2, porém, a Apple implementou uma nova/pequena mudança nesse botão: se antes o computador entrava em repouso assim que o usuário apertasse o botão, agora nada acontece antes de alguns poucos segundos — ideal para aqueles casos em que a pessoa “esbarrar” ou apertar o botão sem querer.

Janela para desligar o Mac

Os outros comportamentos continuam iguais. Se você quiser desligar o computador pelo botão, precisa apertá-lo por ~1,5 segundo (ou usando a combinação Control + botão de desligar); se quiser forçar o encerramento da máquina, basta continuar pressionando o botão por mais tempo (~5 segundos, mesmo depois de a janela acima aparecer) — essa opção é utilizada quando o computador trava e absolutamente nada funciona.

Publicidade

Mas se você ainda não se acostumou com esse novo comportamento do botão no Mavericks, saiba que é possível retornar ao antigo. Para isso, basta abrir o Terminal (localizado dentro da pasta /Aplicativos/Utilitários/) e digitar o comando abaixo[1] seguido de Enter:

[code lang=”cpp”]defaults write com.apple.loginwindow PowerButtonSleepsSystem -bool no[/code]

Desta forma, o botão volta a mostrar a tela de desligamento assim que é pressionado[2]. 😉


  1. Talvez seja necessário finalizar a sessão para que a mudança surta efeito. ↩
  2. Para voltar à configuração de fábrica, troque o no por yes no fim do comando. ↩

[via Macworld; obrigado a todos que nos enviaram esta dica!]

Posts relacionados