Dica: como desativar permanentemente a Central de Notificações do OS X

Central de Notificações

Eu adoro a Central de Notificações do OS X — e acredito que muitos de vocês também. Recentemente, com a chegada do Mavericks/Safari 7, a Apple disponibilizou um recurso bem bacana: a possibilidade de recebermos notificações instantâneas (push) de novos artigos de sites como o MacMagazine e o TECHumor.

Central de Notificações


Mas há quem não goste dela. Para esses, existem duas formas de “desligar” o recurso:

  1. Com a Central aberta, role para baixo e ative o “Não Perturbe” (ou faça a mesma coisa clicando no ícone da Central de Notificações com a tecla Option pressionada).
  2. Vá em Preferências do Sistema » Notificações e, manualmente, desative todas as notificações de aplicativos e sites.

A primeira opção é chata pois uma hora ou outra o recurso voltará a funcionar. É verdade que você pode ajustar o Não Perturbe para que ele fique desativado de 00:00 a 23:59, por exemplo (lá em Preferências do Sistema » Notificações). Mas além de ser uma bela de uma gambiarra, as notificações continuam sendo listadas — elas apenas não são mostradas para você na hora em que chegam ao seu computador. Já a segunda opção (desativar todas as notificações de aplicativos e sites manualmente) é um pouco trabalhosa.

A maneira mais fácil de sumir com o recurso (sumir mesmo, já que até o ícone na barra de menus desaparece) é abrir o Terminal (localizado na pasta /Aplicativos/Utilitários/) e digitar os seguintes comandos:

[code lang=”cpp”]launchctl unload -w /System/Library/LaunchAgents/com.apple.notificationcenterui.plist
killall NotificationCenter[/code]

Caso você mude de ideia, basta digitar o comando abaixo para que tudo volte a funcionar como antes:

[code lang=”cpp”]launchctl load -w /System/Library/LaunchAgents/com.apple.notificationcenterui.plist[/code]

Se por um acaso a Central de Notificações não aparecer automaticamente, você deverá abri-la manualmente navegando até a pasta /Sistema/Biblioteca/CoreServices/. 😉

[via TUAW]

Posts relacionados