Brincadeiras ao ar livre ou com o iPad exigem os mesmos limites

Menina brincando no iPad

Desde que saiu a notícia sobre uma menina britânica de 4 anos diagnosticada com vício em iPad, li comentários julgando como os gadgets estão influenciando a personalidade dos pequenos e comparando a década atual com a de 1990, quando tudo era mais encantador e todos brincavam de esconde-esconde. Como se antes desses dispositivos os pais não precisassem orientar seus filhos.

Publicidade

Menina brincando no iPad

Pouca coisa mudou. Tenho um irmão 10 anos mais novo. Quando ele tinha 5, meus pais ensinaram como era errado arranhar o coleguinha só porque ele tinha a coleção inteira do Max Steel. Aos 10, ele ganhou um PlayStation e todos os jogos passavam pelo crivo da minha mãe. Com o primeiro smartphone não foi diferente e, conforme os anos passam, percebo mudança apenas no foco da orientação.

Já a garotinha britânica do início do texto está fazendo tratamento de desintoxicação digital e é considerada a mais nova viciada em tecnologia do Reino Unido, segundo um artigo do News.com.au. Ainda de acordo com o site, a menina — que começou a usar o iPad aos 3 anos e hoje tem crises de abstinência quando o aparelho é retirado das suas mãos — teve sorte de ter sido diagnosticada precocemente.

Publicidade

No entanto, é possível equilibrar o uso da tecnologia sem precisar proibir a criança de mexer em qualquer objeto com tela Retina. Para a jornalista Carol Patrocínio, mãe de dois filhos, de 10 e 3 anos, “a tecnologia é só uma representação do humano em outros lugares e, quando uma criança entende isso, fica mais fácil ela ter cuidado com as informações”.

Carol permite que seus filhos brinquem com o iPad, mas sempre fica atenta ao horário. Os meninos só podem jogar durante uma hora e nos dias escolhidos por ela e pelo pai. “Não deixo virar um hábito e tudo passa por mim antes, vejo o aplicativo e os jogos. Estamos sempre de olho no que eles estão clicando e ensinamos bastante como navegar com segurança”, finaliza.

[via Canaltech]

Posts relacionados