O melhor pedaço da Maçã.

Vulnerabilidade crítica na máquina virtual Java do Mac OS X ainda não foi corrigida pela Apple

Java Bundler no Mac OS XCorrigida pela Sun em dezembro do ano passado nas versões para Windows e Linux, uma vulnerabilidade crítica na máquina virtual Java do Mac OS X ainda pode atingir seus usuários. A falha já é conhecida há quase um ano, e mesmo com os últimos updates de segurança liberados pela Apple junto do Leopard 10.5.7, pesquisadores na área de segurança afirmam que ela ainda está presente no sistema da Maçã.

Publicidade

Segundo Julien Tinnes, especialista em segurança que conta com um blog próprio para tratar de falhas dessa natureza, esse tipo de brecha pode deixar todo o sistema exposto a uma execução arbitrária de código, que pode ser na linguagem Java ou em qualquer outra por meio de um arquivo executável. Ela pode explorar até os mesmos privilégios do usuário da máquina, o que pode ser ainda mais perigoso se você a utiliza com sua conta de administrador do sistema.

O pior é que essa falha não depende de outros códigos nativos, apenas de Java, o que significa que é possível escrever um aplicativo 100% malicioso apenas em Java, capaz de rodar em qualquer computador de qualquer plataforma em qualquer aplicativo que dependa deste, incluindo um simples navegador de internet. Resumindo: até abrindo uma applet em Java no seu navegador você fica vulnerável a essa falha, já que ainda não foi corrigida no sistema da Apple.

Publicidade

Landon Fuller, o descobridor da brecha, recomenda que a máquina virtual Java seja desativada em seu navegador até que ela receba um update de segurança da Apple, o que pode levar um certo tempo. Além disso, é recomendado que os usuários do Safari vão até as preferências — Command + , — e desativem a opção “Abrir arquivos ‘seguros’ após o download”, para reduzir as chances de uma applet baixar arquivos sem o consentimento do usuário.

Preferências do Safari

Uma demonstração de como essa falha pode afetar o seu sistema pode ser encontrada nesta aplicação Java. Utilizando código arbitrário, ela consegue fazer o serviço de Fala do Mac OS X dizer qual o privilégio do usuário que está logado neste momento em sua máquina. Se você usa o firewall do sistema para gerenciar suas conexões de entrada e saída, a aplicação nem mesmo vai esperar que você aceite o alerta de segurança para rodar.

[Dica do Evandro, obrigado!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Virgin America é a primeira a oferecer Wi-Fi em todos os seus voos

Próx. Post

DVD Jon afirma que Apple terá que abrir plataforma de aplicativos do iPhone

Posts Relacionados