Review: ABBYY FineReader Pro, um dos melhores apps de reconhecimento de textos para o seu Mac

Ícone - ABBYY FineReader

Em um mundo cada vez mais digital, converter textos impressos em conteúdos pesquisáveis e/ou editáveis pode parecer um sonho distante, mas não é! Apresento para vocês o ABBYY FineReader Pro, um dos melhores softwares para OCR (optical character recognition, softwares que fazem reconhecimento óptico de caracteres em imagens e as transformam em algo evitável) disponíveis no mercado para OS X.

Ícone - ABBYY FineReader

A tecnologia de OCR da empresa é utilizada por dezenas de aplicativos disponíveis no mercado, sendo superior à do Prizmo, por exemplo. Em testes internos da ABBYY, a precisão da conversão de imagem em texto atingiu impressionantes 99,8% de exatidão, que tal?

Sem mais delongas, vamos ao ABBYY FineReader Pro!

ABBYY FineReader

A tela inicial do aplicativo é bastante intuitiva, oferecendo alguns dos serviços disponíveis (na opção “Show All” são apresentadas todas as opções de conversões). Vale ressaltar que, além de itens presentes dentro do seu computador, o app permite também a importação de imagens de scanners e outros dispositivos de captura de imagem compatíveis.

ABBYY FineReader - Seleção de Idiomas

Apesar de termos disponíveis mais de 180 dicionários — incluindo um do português do Brasil —, a interface do aplicativo está toda em inglês. Para reconhecimento rápido de caracteres, o aplicativo permite a seleção de até cinco por vez.

ABBY FineReader - Salvamento

Após a rápida conversão, o aplicativo já apresenta em sua tela a opção de salvar o documento no local que você desejar e no formato pré-selecionado.

ABBY FineReader - Word

Um recurso muito bacana no FineReader Pro é a capacidade de reconstrução da estrutura do documento, incluindo formatação, caixas de texto, fontes, tamanhos, etc.

Nos meus testes no modo rápido, o aplicativo se mostrou realmente muito bom, não me obrigando a realizar nenhuma correção no documento convertido para o formado DOCX. Caso alguma imagem não possa ser reconhecida, uma janela popup é apresentada com o alerta e a justificativa da “falha” (como por exemplo para textos com fontes muito pequenas). Um modo de leitura manual também está disponível, caso seu texto não possa ser reconhecido no modo automático.

O FineReader Pro não faz bem seu trabalho apenas na conversão da imagem em texto evitável; o aplicativo também conta com um grande leque de opções de formatos para exportação, todos apresentados com seus respectivos ícones. Só para citar alguns: DOCX, ODT, RTF, XSLX, PDF, PPTX e EPUB.

ABBY FineReader - Exportação

O aplicativo permite ainda o envio dos resultados direto para os apps da suíte iWork (Pages e Numbers) e Office (Word e Excel). No caso de livros, a conversão para ebooks é muito bacana e a correção de imagens também funciona bem.

Se você precisa de alguma solução para conversão de documentos impressos em texto editável, o ABBYY FineReader Pro para Mac é, sem dúvidas, uma das melhores opções disponíveis. Se você quiser experimentá-lo, uma versão de testes (trial) está disponível para download, com limitação de 30 dias de uso, 100 páginas ou 3 exportações por vez.


Ícone do app FineReader OCR Pro

FineReader OCR Pro

de ABBYY

Compatível com Macs
Versão 12.1.14 (610.5 MB)
Requer o macOS 10.11 ou superior

R$ 449,90

Badge - Baixar na Mac App Store

Código QR Código QR

Posts relacionados