O melhor pedaço da Maçã.

Três apps para iOS que ajudam a avaliar a qualidade do serviço das operadoras móveis brasileiras

App Cobertura para iOS

Promoções em aparelhos e descontos em planos normalmente influenciam bastante na hora de escolhermos uma operadora de telefonia móvel. O problema é quando você assina um contrato novo e, ao chegar em casa, descobre que não há sinal em sua residência. Bom, né? Mas não se preocupe: existem aplicativos disponíveis na App Store para ajudar nesse tipo de problema!

Publicidade

Desculpe, app não encontrado.

A proposta do app Cobertura é simples e direta: ver de que operadoras são as antenas mais próximas de você, aumentando assim a probabilidade de uma recepção melhor de sinal.

App Cobertura para iOS

Como disse, as chances de um bom sinal ao lado de uma antena são grandes, mas não garantidas. Isso porque, segundo a descrição do app, nem sempre a antena mais próxima de você é aquela que o atenderá — existem fatores como relevo e construções que podem afetar a recepção. Ainda assim, vale a tentativa.

Publicidade

Desculpe, app não encontrado.

O CrowdMobi tem uma proposta similar, mas com o diferencial de ser mais interativo e social.

App CrowdMobi para iOS

Ao instalar o app, o aparelho passa a enviar, de forma agendada, informações técnicas da rede da sua operadora. Quando mais gente usar, melhor, já que a construção dessa base de dados dos serviços oferecidos pelas operadoras está diretamente relacionada à quantidade de aparelhos que enviam tais informações.

Publicidade

A ideia é mapear a qualidade dos serviços em regiões. Desta forma, você pode analisar como anda o sinal no seu bairro, por exemplo. Mas não é só isso: dá ainda para comparar o níveis de sinais das operadoras, ver qual delas tem a maior velocidade de internet, possíveis áreas de sombra (sem cobertura), entre outras coisas.

Publicidade

Desculpe, app não encontrado.

Para fechar esse post, vale também dar uma olhada no aplicativo Cell Network.

App Cell Network para iOS

Muitos podem não saber, mas iPhones contam apenas com quatro indicadores de redes: GPRS (general packet radio service, ou serviço de rádio de pacote geral), EDGE (enhanced date rates for GSM evolution, ou taxas de dados ampliadas para a evolução do GSM), 3G ou 4G. O famoso “3G+”, por exemplo, não é identificado na barra superior.

Para os curiosos de plantão, o Cell Network mostra essa informação, indicando exatamente a que tipo de rede você está conectado.

·   ·   ·

Agora, ao escolher uma nova operadora, inclua também na sua lista o fator qualidade de serviço além de preço. 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Intel expande capacidade da sua interface Thunderbolt 2 com novo tipo de conexão de rede

Próx. Post

Depois de longa espera, Adobe lança versão mobile do Lightroom para iPads

Posts Relacionados