O melhor pedaço da Maçã.

iPhones cresceram 13% na América Latina no 1º trimestre de 2023

Waque mustaque / Shutterstock.com
iPhone 13 verde

Seguindo a tendência dos seus números no mundo inteiro, a Apple registrou um crescimento considerável no mercado de smartphones da América Latina no primeiro trimestre de 2023, em comparação ao mesmo período de 2022 — ainda que esteja distante dos principais players do subcontinente.

Publicidade

De acordo com a pesquisa trimestral divulgada hoje pela Canalys, o mercado de smartphones latino-americano terminou o quinto semestre consecutivo com resultados menores do que um ano antes, assim como observado no mercado global. Foram 27,7 milhões de aparelhos vendidos no último trimestre, o que representa 10% a menos do que no mesmo período de 2022.

Em relação ao desempenho de cada fabricante, a consultoria afirmou que houve diferenças em matéria de desempenho, apesar de a Samsung continuar em primeiro lugar em unidades vendidas na América Latina, detendo 38% do mercado. A sul-coreana, porém, caiu 21% no primeiro trimestre em relação ao ano passado.

A Apple cresceu 13% no subcontinente quando se comparam os primeiros trimestres de 2023 e 2022, ficando no quarto lugar. Enfrentando cenários menos favoráveis em locais como América do Norte e Europa, o mercado latino-americano é um dos pontos focais da Maçã, segundo a Canalys, ainda que a parcela da gigante de Cupertino não seja tão grande (6%, contra 5% do ano passado).

Publicidade

A Motorola, por sua vez, teve bons resultados, fruto do sucesso dos seus aparelhos mais acessíveis, detendo 21% do mercado. Já a Xiaomi enfrentou dificuldades em países como México, Colômbia e Peru, ficando em terceiro lugar, com 13% do mercado latino-americano, além de uma queda de 15% nas unidades vendidas entre os primeiros trimestres de 2022 e 2023.

No Brasil, o ranking reproduz as mesmas posições da região, embora algumas fabricantes, como a Apple, tenham registrado proporções de crescimento diferentes. No país, a Maçã cresceu 50% no primeiro trimestre do ano em comparação ao mesmo período de 2022, enquanto a Xiaomi aumentou o seu market share em 13%.

Segundo a Canalys, apesar de a situação do mercado não estar tão favorável, é possível que o cenário melhore ao longo do ano, com um aumento nos níveis de consumo. Em mercados emergentes — que devem se manter abertos a novas marcas —, a consultoria lembrou que é importante fortalecer estratégias de comunicação e de relacionamento com o cliente para consolidar o espaço.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Finalistas dos Apple Design Awards 2023 são anunciados

Próx. Post

Twoot permite publicar no Twitter e no Mastodon ao mesmo tempo

Posts Relacionados